Manaus (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), assinou, nesta quarta-feira (9), a renovação do projeto RepirAR até o final de 2023. O programa contará com ampliação em 9 municípios do interior.
- São eles:
- Parintins,
- Tefé,
- Tabatinga,
- São Gabriel da Cachoeira,
- Codajás, Fonte Boa,
- Envira,
- Humaitá,
- Presidente Figueiredo.
O objetivo do programa é usar o esporte como ferramenta para a melhoria da saúde pública, proporcionando atendimentos não apenas para pacientes que se recuperam das sequelas da Covid-19, mas oferecer tratamento para questões que envolvam distúrbios ortopédicos e traumatológico, e reabilitação para pacientes com sequelas neurológicas leves.
“Esse é um programa que ganhou repercussão nacional e internacional. É reconhecido mundialmente, e a gente começa a ampliar a partir do ano de 2023. Nós conseguimos atender aproximadamente 30 mil pessoas em um ano e meio. Quero parabenizar as pessoas que superaram esse momento difícil e se recuperaram”, disse o governador.
Ao entregar o certificado de reabilitação pós-Covid-19 para alguns pacientes do RespirAR, no Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, Wilson Lima também anunciou a ampliação do quadro de profissionais que atuam no programa.
“Hoje a gente tem 240 contratados, e eu estou autorizando a contratação de mais 120, além de garantir a permanência dos 240 que já estão atuando no projeto. Vamos colocar o RespirAR em nove municípios, com prioridade para os municípios-polo e onde temos nossas UTIs. Vai ser um trabalho paralelo que vamos fazer”.
Vida nova
Para a aposentada Maria Amélia Apolinário, de 76 anos, reabilitada pelo RespirAR após um quadro grave de Covid-19, as aulas de hidroterapia que ela pratica três vezes por semana representam uma mudança de vida.
“Foi muito importante. Eu cheguei aqui muito ruim e, graças a Deus, hoje tenho qualidade de vida, sou outra pessoa. Fui muito bem acolhida por todos os professores. Mudou a minha vida”, disse.
Suzeanea da Silva, 43, filha da aposentada e que acompanha a mãe nas atividades, também falou sobre a experiência.
“Quando a gente veio aqui, na primeira acolhida ela já foi direcionada, na primeira semana já iniciou o tratamento. E a gente vê um resultado surpreendente, ela tem três vezes mais qualidade de vida”, relatou.
Balanço
O Projeto RespirAR já realizou mais de 167 mil atendimentos, recuperando mais de 30 mil pacientes que sofriam com sequelas da Covid-19.
Em maio de 2022, a iniciativa recebeu reconhecimento internacional com a visita da Organização Mundial de Saúde (OMS).
- Funcionando em 10 pontos da cidade de Manaus, hoje o projeto atende pacientes nas Policlínicas:
- Antônio Aleixo,
- Codajás e João dos Santos Braga;
- Centros de Atenção ao Idoso (Caimis) Ada Viana
- André Araújo; nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) Padre Pedro Vignola, Magdalena Arce Daou e Teonízia Lobo;
- Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) Aparecida;
- Vila Olímpica de Manaus.
Coordenada pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), a iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam).
* Com informações da assessoria
Leia mais:
Wilson Lima terá desafios na política ambiental
Wilson Lima divulga balanço com 27 mil vagas ofertadas pelo Sine AM
Wilson Lima destaca que mais de 160 obras estão em andamento no Amazonas
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱