Coari (AM) – Um vídeo mostra milhares de peixes mortos por falta de oxigênio, em um lago da comunidade Paraná do Jussará, em Coari, no interior do Amazonas. As imagens, divulgadas na quinta-feira (10), ganhou grande repercussão.
As imagens são impressionantes e mostram um “tapete” de peixes mortos. A área é conhecida por atrair pescadores justamente pela fartura de pescado.
O município, assim como outros do interior, sofre com um grande estiagem. E isso seria a causa da morte dos peixes. Devido a seca, o oxigênio reduziu nas águas do lago e dificultou a sobrevivência dos peixes no local.
A seca no Amazonas colocou, ao menos, oito municípios em situação de emergência, segundo o relatório de estiagem 2022 divulgado pela Defesa Civil estadual, nesta quarta-feira (9). Outros 43 seguem em alerta.
Veja o vídeo
Leia mais:
Vazante dos rios pode trazer risco de contágio de pelo menos quatro doenças no AM
FVS alerta municípios sobre doenças que afetam a população devido à seca dos rios no AM
Rio some com a seca em Tefé e deixa mais de três mil famílias isoladas
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱
Veneno.
No vídeo que vi não parece milhares, parece milhões, e não parece um tapete mas sim uma estrada de peixes mortos. Uma situação estarrecedora, num país onde a fome volta a assombrar milhões e o (ainda) atual governo federal desmontou os orgãos de proteção ambiental e estimulou o garimpo e a grilagem. É claro q o desmatamento e as queimadas contribuíram pra essa vazante extrema.