Manaus (AM) – O Governo do Amazonas realizou a entrega de mais um ramal asfaltado para a zona rural do município de Iranduba (distante a 36 quilômetros de Manaus), nesta quarta-feira (23). O ramal do Uga-Uga, como foi denominado, está localizado no KM 26, da comunidade Unidos do 26, na AM-070. A pavimentação custou um investimento de R$ 14 milhões ao governo. Outras 21 obras estão em andamento, segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura da Região Metropolitana (Seinfra), e em breve deverão ser entregues, somando cerca de R$ 229 milhões ao todo.
O objetivo da obra é viabilizar melhores condições de tráfego de veículos para pequenos produtores rurais da região. De acordo com o presidente comunitário do Unidos do 26, Francisco José Rodrigues, de 47 anos, morador há 22 anos da localidade, desde que as obras iniciaram já foi possível perceber mudanças e melhorias para o transporte de frutas e hortaliças, bem como benefícios aos produtores agropecuários.
“Eu gostaria de agradecer ao nosso governador que tirou a gente daquela lama. No inverno então, era terrível. Quando chovia, a professora tinha que mandar os alunos para casa, porque tínhamos que chamar o trator para puxar [o ônibus escolar] e hoje, vivemos outra realidade”,
afirmou o presidente comunitário.
Segundo seu Francisco, Wilson Lima foi o gestor que mais fez visitas e melhoras para a comunidade e por isso estava grato. “Muito obrigado por tudo o que o senhor fez por nós. Um trabalho desse aqui, ficou nota 10”, exclamou o seu Francisco.
O secretário de infraestrutura, Carlos Henrique, afirmou ainda, que 172 quilômetros de ramais já foram pavimentados desde a gestão de Wilson Lima em 2019.
“Nós temos hoje, em execução, 172 quilômetros de ramais sendo pavimentados ao longo desse imenso território, que é o Amazonas. Nós temos hoje, mais de 150 obras tendo seus projetos finalizados e sendo colocados em licitação. Esse é o compromisso desse governo, de melhorar a qualidade de vida de todos. E quando o seu Francisco agradece pela obra do ramal, nós ficamos felizes porque, você pode pedir para esse governo. Porque só se pede para um governo que executa”,
informou o secretário.
Carlos Henrique também afirmou que, dentro de um mês, o ramal Santa Maria, localizado no KM13 também será entregue com melhorias á população que necessita do mesmo para suas atividades agrícolas. Além deste, o Ramal Serra Baixa está nos planos do governo para ser asfaltado.
O gestor do Estado do Amazonas, criticou as gestões passadas por prometerem melhorias à população da zona rural e não cumpriram. Lima também aproveitou para informar que outras obras já foram concluídas neste ano sob sua gestão.
“Não interessa o que o governador ou qualquer outra pessoa vai falar. A obra fala por si só. E é isso que faz sentido na minha vida, enquanto governador, enquanto alguém que sentiu na pele as dificuldades e hoje consegue fazer uma entrega dessa, que é importante para o desenvolvimento econômico, para o pequeno produtor fazer o escoamento da sua produção e que possa tirar daqui o sustento da sua família e de forma digna”,
enfatiza Lima.
“É para que o aluno que está aqui, volte para a sua casa em segurança. Isso aqui dá dignidade, dá respeito às pessoas. Isso aqui não me pertence, isso aqui é muito passageiro e eu estou trabalhando para deixar um legado. E nosso governo trabalha para fazer entregas naquilo que realmente faz sentido e mudam a vida das pessoas”,
exclamou o governador do Amazonas.
Obras concluídas e oportunidades
Outros ramais além de Iranduba, estão com as obras concluídas, entre eles, os de Careiro (Ramais do Cinturão Verde, do São José e do KM11). Em Autazes, os ramais São Felix, Marechal Rondom, Rio Mutuca, Açupuranga, Rosarinho, HSL, Gapenu e Jatuá também foram concluídas as obras de pavimentação.
Em Manaus, o ramal das Flores também foi entregue à comunidade, no KM 916, da BR-174, e no município de Tabatinga, o ramal Perimetral Norte II.
Dos benefícios que a pavimentação dos ramais no Amazonas podem oferecer à população, estão a facilidade e segurança para os pequenos produtores entregarem seus produtos, a venda de café regional para visitantes que trafegam pelas vias de acesso, empregos diretos e indiretos na construção da via – 230 trabalhadores participaram da construção e entrega do ramal do Uga-Uga.
“O impacto maior é na comunidade, porque, no momento em que você abre um ramal, gera oportunidades e trafegabilidade. Tem aquele que abre um restaurante, tem aquele que começa a plantar, amplia as suas atividades e mais empregos são gerados. Os terrenos começam a ser mais valorizados, mais pessoas começam a vir para cá. Então, isso muda a vida das pessoas, sem contar que, só o fato de eles não estarem mais trafegando na lama, até a autoestima das pessoas melhora”,
conclui Wilson Lima.
Segundo Wilson, o desenvolvimento econômico é importante, mas, sobretudo, o desenvolvimento social é um direito de todo cidadão. E para isso acontecer, o gestor estadual afirma que a equipe irá aproveitar o verão para melhorar, pavimentar e recapear os ramais da capital e do interior antes que chegue o período chuvoso, que acaba dificultando as obras.
Estiveram presentes na solenidade moradores de outras comunidades onde o ramal do Uga-Uga se estende, além do prefeito de Iranduba, José Augusto Ferraz, produtores rurais, estudantes da escola de ensino fundamental, pais e professores.
Leia mais:
Deputada Joana Darc é agredida após denunciar importunação sexual em restaurante
<strong>Manaus lança documentário sobre jazz com influência de música do beiradão</strong>
<strong>Amazonas recebe 89,6 mil doses de vacina contra Covid-19</strong>
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱