×
Atentado a tiros

‘Morte encomendada’: traficante que mudou de facção era alvo de pistoleiros no Campo do Teixeirão, em Manaus

Segundo a polícia, Felipe Klesler, conhecido como "Mapará", alvo do atentado, tinha passagens por tráfico de drogas, homicídios e porte ilegal de arma de fogo.

Foto: Thaís Matos

Manaus Felipe Klesler Freitas da Costa, de 30 anos, conhecido como “Mapará”, era o alvo dos pistoleiros que invadiram uma partida de futebol amador no último domingo (22), segundo a Polícia Militar. Ele e outros dois jogadores foram mortos no atentado. Duas vítimas também foram feridas na ocasião.

Apesar de ter sido executado enquanto participava de um time de futebol, Felipe é apontado pela polícia como um envolvido na criminalidade. Ele tinha passagens por tráfico de drogas, homicídios e porte ilegal de arma de fogo.

De acordo o tenente-coronel Márcio Leite, comandante da Comando de Policiamento de Área Leste (CPA Leste), “Mapará” teria trocado de facção criminosa e ido para um grupo rival. A morte dele já estava decretada pelos antigos aliados no crime.

“A morte do Felipe já havia sido encomendada com bastante antecedência, mas os rivais ainda não sabiam a localização dele. Conforme as investigações, os ‘olheiros’ chegaram minutos antes do começo da partida, por volta das 16h, em um veículo já identificado pela polícia, se infiltraram na torcida e ficaram no aguardo de um momento importuno para agir”, disse.

Para polícia, devido as circunstâncias em que ocorreu o crime, em uma partida de futebol, outras pessoas acabaram sendo atingidas.

As outras vítimas eram jogadoras do time Tchunay do bairro Braga Mendes e disputavam um campeonato amador, quando os criminosos invadiram o campo e efetuaram os tiros, causando pânico generalizado no local. Tudo foi transmitido em uma live no Facebook.

“Mapará” morreu ainda no campo de futebol. Os jogadores Valcenir Oliveira da Silva, 27, e Odilon Vieira Mendonça, 31, morreram no Hospital e Pronto-socorro Platão Araújo.

Outros dois atletas identificados como Lucas Ribeiro Lopes, 25, e André dos Santos Silva, 32, ficaram feridos e foram levados para o Platão Araújo. A atualização do estado de saúde deles não foi divulgada.

Vítimas inocentes

Conforme as autoridades polícia, Valcenir, Odilon, Lucas e André não apresentavam registros de passagens pela polícia. Os quatro foram vítimas inocentes do atentado.

Suspeitos identificados

O comandante do CPA Leste também informou que que a polícia recuperou algumas imagens que circulavam pelas redes sociais e ajudaram a identificar os criminosos, inclusive ao mandante do crime, e de imediato começaram as buscas.

“As buscas estão intensificadas desde o domingo para reestabelecer a sensação de segurança aqui na área”, ressaltou Márcio Leite.

Operação Contra Criminalidade

Na manhã desta segunda-feira (23), após o atentado, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), realizou uma operação para combater a criminalidade em bairros da zona leste, principalmente, no bairro Jorge Teixeira.

A ordem foi para intensificar o policiamento naquela área, partiu do governador Wilson Lima.

O delegado-geral adjunto da Polícia Civil (PC-AM), Guilherme Torres, informou que as investigações do caso já estão em andamento, sendo conduzidas pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

“A DEHS, nas primeiras horas do evento, já iniciou as investigações, os policiais fizeram várias diligências no local e, tão logo, teremos uma resposta positiva dessa situação. O sistema de segurança tem trabalhado em prol de resolver esse problema”, garantiu o delegado.

A operação integrada contou com o apoio a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), e mais de 200 agentes do sistema de segurança pública.

Leia mais:

SSP-AM faz operação em Manaus após mortes em tiroteio no Campo Teixeirão

Morre 3ª vítima de tiroteio em campo de futebol no Jorge Teixeira, em Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *