×
Atentado a tiros

‘Morte encomendada’: traficante que mudou de facção era alvo de pistoleiros no Campo do Teixeirão, em Manaus

Segundo a polícia, Felipe Klesler, conhecido como "Mapará", alvo do atentado, tinha passagens por tráfico de drogas, homicídios e porte ilegal de arma de fogo.

Foto: Thaís Matos

Manaus Felipe Klesler Freitas da Costa, de 30 anos, conhecido como “Mapará”, era o alvo dos pistoleiros que invadiram uma partida de futebol amador no último domingo (22), segundo a Polícia Militar. Ele e outros dois jogadores foram mortos no atentado. Duas vítimas também foram feridas na ocasião.

Apesar de ter sido executado enquanto participava de um time de futebol, Felipe é apontado pela polícia como um envolvido na criminalidade. Ele tinha passagens por tráfico de drogas, homicídios e porte ilegal de arma de fogo.

De acordo o tenente-coronel Márcio Leite, comandante da Comando de Policiamento de Área Leste (CPA Leste), “Mapará” teria trocado de facção criminosa e ido para um grupo rival. A morte dele já estava decretada pelos antigos aliados no crime.

“A morte do Felipe já havia sido encomendada com bastante antecedência, mas os rivais ainda não sabiam a localização dele. Conforme as investigações, os ‘olheiros’ chegaram minutos antes do começo da partida, por volta das 16h, em um veículo já identificado pela polícia, se infiltraram na torcida e ficaram no aguardo de um momento importuno para agir”, disse.

Para polícia, devido as circunstâncias em que ocorreu o crime, em uma partida de futebol, outras pessoas acabaram sendo atingidas.

As outras vítimas eram jogadoras do time Tchunay do bairro Braga Mendes e disputavam um campeonato amador, quando os criminosos invadiram o campo e efetuaram os tiros, causando pânico generalizado no local. Tudo foi transmitido em uma live no Facebook.

“Mapará” morreu ainda no campo de futebol. Os jogadores Valcenir Oliveira da Silva, 27, e Odilon Vieira Mendonça, 31, morreram no Hospital e Pronto-socorro Platão Araújo.

Outros dois atletas identificados como Lucas Ribeiro Lopes, 25, e André dos Santos Silva, 32, ficaram feridos e foram levados para o Platão Araújo. A atualização do estado de saúde deles não foi divulgada.

Vítimas inocentes

Conforme as autoridades polícia, Valcenir, Odilon, Lucas e André não apresentavam registros de passagens pela polícia. Os quatro foram vítimas inocentes do atentado.

Suspeitos identificados

O comandante do CPA Leste também informou que que a polícia recuperou algumas imagens que circulavam pelas redes sociais e ajudaram a identificar os criminosos, inclusive ao mandante do crime, e de imediato começaram as buscas.

“As buscas estão intensificadas desde o domingo para reestabelecer a sensação de segurança aqui na área”, ressaltou Márcio Leite.

Operação Contra Criminalidade

Na manhã desta segunda-feira (23), após o atentado, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), realizou uma operação para combater a criminalidade em bairros da zona leste, principalmente, no bairro Jorge Teixeira.

A ordem foi para intensificar o policiamento naquela área, partiu do governador Wilson Lima.

O delegado-geral adjunto da Polícia Civil (PC-AM), Guilherme Torres, informou que as investigações do caso já estão em andamento, sendo conduzidas pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

“A DEHS, nas primeiras horas do evento, já iniciou as investigações, os policiais fizeram várias diligências no local e, tão logo, teremos uma resposta positiva dessa situação. O sistema de segurança tem trabalhado em prol de resolver esse problema”, garantiu o delegado.

A operação integrada contou com o apoio a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), e mais de 200 agentes do sistema de segurança pública.

Leia mais:

SSP-AM faz operação em Manaus após mortes em tiroteio no Campo Teixeirão

Morre 3ª vítima de tiroteio em campo de futebol no Jorge Teixeira, em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *