Na quarta-feira (1), o Flamengo encara o Boavista no Maracanã, às 21h (horário de Brasília). A partida será válida pela sexta rodada do Campeonato Carioca.
O duelo também marca o último teste do Flamengo antes de viajar para o Mundial de Clubes. O Rubro-Negro viaja no dia seguinte ao confronto diante do Boavista, às 18h30 (horário de Brasília), para Marrocos e a torcida começa a se mobilizar por novo “AeroFla”.
Rumo ao Mundial
Após derrota na Supercopa do Brasil, o técnico Vítor Pereira aproveitou as últimas sessões de treinamento desta semana para resolver os problemas encarados pela equipe antes de embarcar para o Mundial de Clubes. Entre as questões que devem ser trabalhadas estão a definição de um titular na lateral-direita e uma possível mudança entre os volantes.
A estreia do Flamengo no Mundial de Clubes será na próxima terça-feira (7), mas a delegação viaja na noite de quinta-feira (2) rumo ao Marrocos.
Varela e Matheuzinho brigam pela posição de lateral direita desde o início da temporada, mas nenhum dos dois conseguiu dar um passo decisivo para garantir a vaga. O uruguaio até ganhou uma oportunidade na Supercopa do Brasil, grande teste de 2023, mas não foi bem.
Sendo assim, a lateral direita continua sendo a grande incógnita do time titular do Flamengo. Vítor Pereira entende que a posição pode ser reforçada e, por isso, pediu a contratação de um reforço para o setor, que está com uma lacuna desde a saída de Rodinei.
O técnico português quer que as laterais tenham três jogadores cada. No caso da esquerda, a diretoria vê o Flamengo bem servido com Filipe Luís e Ayrton Lucas.
Por ter um quarteto de frente muito ofensivo, com Everton Ribeiro, Arrascaeta, Gabigol e Pedro, o Rubro-Negro precisa de mais proteção com os volantes. No entanto, Gerson, conhecido por chegar bem ao ataque, chegou para suprir a ausência do garoto do Ninho e não se adaptou.
Vítor Pereira tem opções no elenco para mexer no desenho tático. Por um lado, o treinador pode sacar Gerson e utilizar um volante com características mais defensivas, como Erick Pulgar, enquanto, por outro, pode desfazer o quarteto que dominou a América em 2022, avançar o camisa 20 e colocar mais um homem no meio-campo.
Estádios
O Flamengo vai disputar as duas partidas no Mundial de Clubes em estádios diferentes. Localizada em Marrocos, a competição engloba campeões continentais e recebe os confrontos nos estádios Ibn Batouta, em Tânger, e Príncipe Moulay Abdellah, em Rabat.
O Rubro-Negro encara o vencedor do confronto entre Wydad Casablanca, anfitrião do torneio, e Al Hilal, atual campeão da Champions Asiática, na semifinal. O duelo ocorre no estádio de Tânger, no dia 7 de fevereiro, às 16h (horário de Brasília), enquanto a final e a disputa por terceiro lugar são decididas em Rabat, capital do país.
Desfalque no adversário
O Flamengo segue com o foco na preparação para o Mundial de Clubes nas vésperas da viagem para o Marrocos. Já o possível adversário do Rubro-Negro em uma eventual final, o Real Madrid, da Espanha, tem desfalque importante na equipe para o campeonato. O lateral esquerdo Ferland Mendy apresentou uma lesão no músculo.
Na terça-feira (31), o Departamento Médico do time espanhol divulgou o boletim médico do atleta. Os exames médicos detectaram uma lesão no músculo da perna esquerda e, diante disso, o lateral esquerdo fica de fora da equipe por cerca de dois meses. Isso significa que o francês não jogará o torneio intercontinental e as fases decisivas da Copa Del Rey.
Leia mais:
Projeto social ‘Revelando para o futuro’ tem retorno as aulas no Alvorada
Vereadores apontam caminhos para combater violência, após tiroteio em campo de futebol
Copa na Arena oferta vacinação contra Covid-19 durante jogos do Brasil no mundial de futebol
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱