O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que, atendendo a um pedido feito pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e pelo Ministério dos Povos Indígenas, 100 homens da Força Nacional desembarcarão em Roraima até esta terça-feira (6).
“Eu determinei hoje o deslocamento de mais 100 integrantes da Força Nacional que estarão entre hoje e amanhã chegando ao estado de Roraima para, com isso, fortalecer especialmente a segurança das bases da Funai e também dos postos de saúde. A missão primeira da Força Nacional em território Yanomami será esta. E nós teremos a atuação da PF [Polícia Federal], com o apoio logístico das Forças Armadas, para efetuar a desintrusão”, garantiu.
Há a expectativa do aumento do fluxo de pessoas saindo da região do garimpo nos próximos dias.
Flávio Dino rechaçou a ideia de que o governo esteja facilitando a fuga em massa de criminosos.
“Isso não é um caminho de impunidade porque as investigações estão sendo feitas e continuarão a ser feitas. Mas nós temos que entender que é uma situação política e social de alta complexidade e é preciso ter um planejamento. O uso da força sem planejamento poderia piorar o problema instalado no estado de Roraima e nós não desejamos isso”, reforçou.
Leia mais
Três jovens indígenas Yanomami são mortos por garimpeiros em Roraima
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱