×
Comissões

Vereadores da CMM definem presidentes, vices e membros das 24 comissões da Casa

Comissões assumem atividades para o biênio 2023-2024, sob gestão do presidente Caio André

Foto: Divulgação

Manaus (AM) – A Câmara Municipal de Manaus (CMM) definiu, nesta terça-feira (7), os presidentes, vice-presidentes, e membros das comissões da Casa. Ao todo, há 24 comissões ocupadas por vereadores titulares e suplentes, sendo alguns deles aliados do prefeito de Manaus David Almeida (Avante).

A sessão iniciou às 9h30, no plenário Adriano Jorge, e finalizou no início da tarde. Além das 24 comissões relacionadas a assuntos de interesse público, também foram definidos os membros da Coordenadoria Parlamentar. De acordo com o presidente da CMM, vereador Caio André (PSC), com as definições das comissões, os trabalhos no Parlamento Municipal do ano de 2023 podem iniciar de maneira efetiva.

“Agora as comissões começam a funcionar, o plenário volta à sua atividade normal. Amanhã (08) já temos pauta, já vamos para algumas votações que estão atrasadas e eu tenho certeza que teremos um ano muito produtivo”, disse.

Novos presidentes

Fundadora da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher, a vereadora Glória Carratte (PL), volta à presidência da comissão. A parlamentar afirmou que as mulheres terão ainda mais espaço na CMM.

“Agora nós temos a defesa da mulher de fato e de direito, ainda mais hoje que as mulheres estão galgando cada vez mais uma posição, principalmente na política. Então, quero dizer que as mulheres podem contar comigo e com a nossa comissão. Temos projetos maravilhosos para este ano de 2023”, enfatizou a vereadora.

Vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor no 1º biênio da 18ª Legislatura, o vereador Eduardo Assis (Avante) assume agora a presidência da comissão, com o compromisso de dobrar as atividades.

“Nós vamos até as comunidades, ouvir os problemas deles (população). Existem muitas reivindicações feitas pela população. Estou pendente de uma audiência pública com a empresa fornecedora de energia para tratar sobre a questão dos medidores”, afirmou.

O vereador Peixoto (Pros) foi indicado para assumir a presidência da comissão de Serviços e Obras Públicas (Comsop), e afirmou que vai alinhar seus conhecimentos como engenheiro civil e sua experiência nos dois primeiros mandatos como vice-presidente da Comsop aos trabalhos em fiscalizar a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

“Além de cobrar e dar respostas à população sobre as obras da capital. Será mais fácil dar continuidade a esse trabalho que vai ser, cada vez, mais no sentido de levar essas informações para a sociedade”, disse.

Também destacou a fala do prefeito David Almeida que apontou, durante a abertura das atividades legislativas, o ano de 2023 como um período de muitos trabalhos em infraestrutura da capital. Nesse sentido, a comissão, conforme Peixoto, a comissão vai atuar para saber “como é que está a questão do projeto, a questão da licitação, o início das obras e o acompanhamento delas. Tudo isso de maneira harmônica porém independente”.

Em sua reeleição à frente da comissão, Rodrigo Guedes reafirmou o compromisso de lutar por uma cidade mais inclusiva e que cumpra as leis de acessibilidade e direitos a pessoas com deficiência.

“Infelizmente, Manaus está em último lugar nos índices de acessibilidade e inclusão, as pessoas com deficiência e seus familiares sofrem todos os dias com a falta de políticas públicas e fora a questão crônica do acesso aos lugares, falta de rampas nas vias, calçadas, além do desrespeito que é frequente. O poder público, por sua vez, não faz a sua parte, é como se realmente essas pessoas não existissem. Isso não pode acontecer, temos trabalhado para dar voz a essas pessoas e principalmente garantir seus direitos”, declarou.

Ao Em Tempo, o presidente da Comissão de Saúde, Elan Alencar (Pros), afirmou que vai acompanhar as reformas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Também ressaltou que ficará atento sobre a vacinação contra a covid-19 na capital amazonense.

“Vamos fazer um trabalho nesta 6ª comissão de Saúde, na qual fomos escolhidos pelos nobres colegas para ter uma atividade permanente e atenta no atendimento básico de saúde de Manaus”, disse.

O vereador do doutor Daniel Vasconcelos(PSC), foi eleito presidente da 13ª Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias da Câmara Municipal de Manaus (CMM). De acordo com o parlamentar, que há dois anos atuou como presidente da Comissão de Saúde da CMM, a função é um novo desafio.

“Externo meu sentimento de gratidão a todos os colaboradores da Comissão de Saúde, assim como às entidades e pessoas que tive a oportunidade de trabalhar, lutando pela saúde, enquanto presidente. É um novo desafio onde trabalharei com afinco, para que esta comissão tenha êxito em sua missão e responda a sociedade da melhor maneira”, disse o vereador.

A vereadora Professora Jacqueline (União Brasil) será a vice-presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher na Casa Legislativa, e destacou que irá continuar ajudando as mulheres da cidade na luta pela defesa e com mais oportunidades de crescimento.

“A nossa luta diária é para que a mulher seja dona do seu próprio espaço e isso inclui trabalhar em uma defesa mais ampla pra elas diante de tanta falta de respeito que temos visto no mundo. Vamos trabalhar para ajudar a mulher a cada dia”, ressalta Jacqueline.

Confira as comissões e os presidentes eleitos para o biênio 2023-2024:

2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação: Gilmar Nascimento (União Brasil)
3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento: Marcel Alexandre (Avante)
4ª Comissão de Educação: Profº Samuel (PL)
5ª Comissão de Agricultura, e Política Rural: David Reis (Avante)
6ª Comissão de Saúde: Elan Alencar (PROS)
7ª Comissão de Serviços e Obras Públicas: Peixoto (PROS)
8ª Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade: Rosinaldo Bual (PMN)
9ª Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico: Alonso Oliveira (Avante)
10ª Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda: Sassá da Construção Civil (PT)
11ª Comissão de Assuntos Sociocomunitários e Legislação Participativa: Jander Lobato (PP)
12ª Comissão de Ética: Joelson Silva (Patriota)
13ª Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias: Dr Daniel Vasconcelos (PSC)
14ª Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia: Kennedy Marques (PMN)
15ª Comissão de Implementação e Acompanhamento de Leis: Raulzinho (PSDB)
16ª Comissão de Água e Saneamento: Jander Lobato (PP)
17ª Comissão de Esportes: Luis Mitoso (PTB)
18ª Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher: Glória Carratte (PL)
19ª Comissão de Defesa do Consumidor: Eduardo Assis (Avante)
20ª Comissão Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso: Rosivaldo Cordovil (PSDB)
21ª Comissão de Habitação e Regularização Fundiária Urbana: Dione Carvalho (Patriota)
22ª Comissão de Segurança Pública Municipal: Roberto Sabino (Podemos)
23ª Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Rodrigo Guedes (PSC)
Comissão Especial de Comendas: Caio André (PSC)

* Com informações da assessoria

Leia mais:

David Almeida abre trabalhos na CMM e projeta grandes obras na capital

CMM busca estratégias para realização do Carnaval 2023 em Manaus

Eleições 2022: 56% dos vereadores da CMM são candidatos a deputado federal e estadual

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *