×
Setor Primário

Codajás receberá fortalecimento para produção de peixe

O programa Agro Amazonas incentivará as cadeias produtivas de forma sustentável

Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), apontou o crescimento em cerca de 400% da produção de peixes em Codajás (a 240 quilômetros distante de Manaus). O levantamento foi apresentado, ontem (15), durante a reunião entre o titular da pasta, Petrucio Magalhães Júnior; o secretário de Aquicultura e Pesca de Codajás, Josias Lopes; e o técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Jefferson Nobre.

Segundo a Secretaria de Aquicultura e Pesca do município, a produção apresentou um salto, saindo de nove toneladas de peixes em 2020, para 44,3 toneladas em 2022. Um aumento de aproximadamente 400% na produção.

De acordo com o técnico do Senar, Jefferson Nobre, os trabalhos de consultoria iniciaram-se em 2020, através de solicitação do Sindicato Rural de Codajás.

“No ano de 2020 foi visto no primeiro momento a falta de equipamentos durante o processo da produção, e através do Fundo de Promoção social foi suprido esses equipamentos e posto em prática, e logo em seguida já foi visto um crescimento da produção” afirmou o técnico.

O crescimento é fruto das ações do Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social (FPS), que investiu R$150 mil na compra de equipamentos, incluindo redes para despesas com todos os equipamentos, aeradores, motor bomba e triciclo, para incentivo à produção de Codajás

“O município de Codajás que é conhecido como a terra do açaí, aos poucos, com o apoio do Governo do Amazonas, vai consorciando a produção de açaí com a criação de peixes, diversificando atividades produtivas e melhorando a vida dos produtores rurais” disse Petrucio.

Produção rural em Manaus

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal de Manaus (Semacc), alinharam estratégias e ações conjuntas entre os órgãos para fomentar a produção rural em Manaus ao longo deste ano, levando estrutura, assistência técnica e cidadania aos produtores rurais.

O diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, que participou da reunião na sede do Idam ao lado do titular da Semacc, Wanderson Costa, destacou que as ações conjuntas a serem realizadas pelo Instituto e pelo Semacc e outros órgãos municipais e estaduais durante este ano vai promover o fortalecimento do setor primário na área rural e ribeirinha da capital amazonense.

“Estamos fechando uma parceria junto à Prefeitura para priorizar a zona rural de Manaus, onde temos uma grande demanda de produtores, como a emissão do Cartão do Produtor Primário e a regularização através do Cadastro Ambiental Rural. Com essa parceria vamos avançar cada vez mais no setor primário na região de Manaus, ampliando a oferta de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na capital”, ressaltou o presidente.

Wanderson Costa, da Semacc, aponta que a participação de extensionistas do Idam em ações do Manaus + Agro é importante para que a agricultura familiar possa avançar e gerar mais renda na zona rural do município. O programa da Prefeitura de Manaus é voltado ao fomento da agricultura na capital, com entrega de sementes, alevinos, auxílio com maquinários, entre outros serviços.

“Trouxemos pautas importantes para avançarmos na agricultura familiar, em várias culturas que estão no planejamento estratégico da Prefeitura em parceria com o Governo do Amazonas”, enfatizou o secretário municipal.

O planejamento estratégico firmado entre os órgãos também visa uma atenção especial à piscicultura, com oferta de assistência técnica e distribuição de insumos aos produtores rurais e recuperação de tanques, como destaca a diretora de Agricultura e Abastecimento da Semacc, Meyb Seixas.

“Já temos algumas ações traçadas que serão fortalecidas com a entrada do Idam no processo, para que possamos criar uma piscicultura ainda mais potencializada, afinal o peixe faz parte da cultura dos amazonenses”, disse.

Durante a reunião, também foram abordados outros temas, tais como a criação de uma Unidade Local (UnLoc) do Idam no Centro de Manaus, para ofertar atendimentos em parceria com a Semacc; ações de cidadania, com a emissão de Cartão do Produtor Primário (CPP); entre outros.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Polo agroindustrial e logístico em implantação no sul do Amazonas visa fomentar produção de grãos e gerar 12 mil empregos

Amazonas garante R$ 1,3 bi em fomento para infraestrutura e agronegócio

<strong>Ações do Idam levam capacitação e regularização aos produtores rurais do Amazonas</strong>

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *