Presidente Figueiredo (AM) – Mais de 150 cachoeiras, grutas e cavernas fazem o município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) ser considerado a “terra das cachoeiras”. Para aqueles que desejam buscar destinos mais inexplorados, é possível montar um roteiro de cachoeiras não convencionais que são tesouros desconhecidos pela maioria dos visitantes.
Caminhar por trilhas em meio a floresta amazônica e no final da caminhada, se deparar com belas cachoeiras paradisíacas, de águas refrescantes e pouco exploradas é o sonho de muitos turistas. Esse desejo ainda é possível em Presidente Figueiredo, que todos os anos tem novas cachoeiras descobertas e catalogadas.
De acordo com o proprietário da agência de viagem Juju Tour, Judeilson Trindade, a empresa @amazonia_jujutour é especialista em cachoeiras não convencionais. Ele afirma que muitas quedas d’água estão em propriedades privadas e ainda estão sendo descobertas.
”Quando migrei para o turismo percebi a necessidade, a carência de algo diferente, porque o básico todo mundo fazia. Presidente Figueiredo tem 144 cachoeiras abertas para visitação. E aí, pensei que existem viajantes que querem mais dias na Amazônia. Então, hoje a minha agência tem roteiro para sete dias, só em Presidente Figueiredo. E, todos os dias, o visitante conhece uma cachoeira diferente”,
disse Judeilson Trindade.
Judeilson explica que, as cachoeiras não convencionais são destinos que não são incluídos na maioria dos roteiros turísticos, ou que foram recentemente descobertas.
A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) reforça que, a maioria das cachoeiras ficam em trilhas em áreas isoladas e com certo grau de dificuldade, por isso, é obrigatória a contratação de um guia ou empresa credenciada, o guia pode ser contratado no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na entrada de Presidente Figueiredo. O contato do CAT é (92) 3324-2929. Já as empresas cadastradas e regularizadas podem ser encontradas no site do Cadastur (cadastur.turismo.gov.br).
Confira algumas das cachoeiras que se encaixam no perfil de não convencionais, listadas pela Amazonastur: Cachoeira Indiana Jones; Circuito da Irá, (que engloba a Cachoeira da Árvore, Cachoeira das Águas Claras, Cachoeira do Segredo e Cachoeira do Irá); Cachoeira do Bot; Circuito do Salto do Ipy (que engloba a Cachoeira do Salto do Ipy e Mirante Ponta da Agulha); Cachoeira da Sussuarana; Cachoeira do Catarino; Cachoeira da Bromélia; Cachoeira das Sete Quedas; Cachoeira Rio Azul; Cachoeira Sovaco da Cobra; Circuito do Careca (que inclui Cachoeira da Kira, Cachoeira da Ladeira, Cachoeira do Curumim e Cachoeira do índio) e Cachoeira Sucuriju.
A Amazonastur tabmém lançou um pedido aos aventureiros: ao desbravar as belezas de Presidente Figueiredo, compartilhar suas experiências nas redes sociais com a hashtag #visitamazonas.
*Com informações de assessoria
Leia mais:
“Sabores e Saberes”: série pretende valorizar culinária e cultura indígena
CDC Alvorada 1 recebe projeto de cinema gratuito
Bloco do Curupirado com Trio Elétrico encerra carnaval em Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱