Manaus (AM) — Amazonas registra um aumento significativo dos casos de Covid-19. Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), antes mesmo do mês acabar, fevereiro já registrou o triplo do total de casos notificados ao longo de todo o mês de janeiro.
De 1° de fevereiro até quinta-feira (16), foram 1.693 diagnósticos positivos para Covid, contra 517 casos em janeiro.
Esse aumento provoca uma alta na quantidade de hospitalizações. Entre 1 e 16 de fevereiro, 99 pacientes foram internados, o que representa um número 450% maior que as 18 hospitalizações registradas em todo o mês de janeiro.
Apesar do aumento de casos e hospitalizações, a quantidade de mortes em decorrência da doença segue reduzido. Para especialistas, isso é efeito direto da imunização contra a Covid. Conforme a FVS, houve uma morte em janeiro, e outra em fevereiro.
A diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, destaca que a principal forma de proteção para curtir o Carnaval em segurança é a vacinação.
“Importante dizer que estamos, sim, com aumento de casos, e consequentemente, com aumento de internações. Por isso, é importantíssimo atualizar o esquema vacinal, e lembrar que inclusive a vacina bivalente já está disponível nos postos de saúde aqui da capital”,
disse.
Os imunizantes bivalentes foram elaborados para oferecer uma proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes. Essas vacinas começaram a ser aplicadas em Manaus na quarta-feira (15).
A diretora-presidente da FVS também orientou que quem sentir sintomas de doenças respiratórias deve ficar em casa.
Leia mais:
+RespirAR: programa ajuda pacientes da Covid-19 a recuperar qualidade de vida em Manaus
O que levar para o bloco de Carnaval? Veja como se preparar para não passar perrengue
Carnaval: Banheiros do Terminal 3 recebem dispensadores com preservativos, em Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱