×
Política da Petrobras

Presidente da Petrobras critica PPI: “É uma abstração, parece que virou um dogma”

"Petrobras vai praticar preços competitivos de mercado nacional conforme ela achar que tem que ser", afirma Jean Paul Prates

Foto: Divulgação

O ex-senador e presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, criticou, nesta quinta-feira (2), a atual política da empresa adotada desde 2016 no governo Michel Temer: o Preço de Paridade Internacional (PPI). A critica de Prates foi feita durante a sua primeira entrevista coletiva como comandante da estatal.

A atual política de preços da Petrobras é vinculada à flutuação do valor praticado no mercado internacional. Até então, quem definia os preços era o governo. Para conter a inflação, a Petrobras era obrigada a vender gasolina e diesel a preços abaixo do mercado.

“Não existe bala de prata. O próprio PPI é uma abstração, parece que virou um dogma. Não é necessariamente assim. O mercado brasileiro é diferente”, afirmou Prates, que sempre foi um crítico da paridade de preços.

“A questão da política de preços do país é uma questão de governo. A Petrobras vai praticar preços competitivos de mercado nacional conforme ela achar que tem que ser, para garantir sua fatia de mercado. Se é o PPI o melhor preço, por acaso, que seja. Mas, na maior parte das vezes, talvez não seja. O PPI, para a Petrobras, só garante ao concorrente uma posição confortável”, disse Prates.

As declarações do novo comandante da Petrobras corroboram a posição predominante no PT. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, também defendem a mudança na política de preços da estatal.

Ainda segundo Prates, “o governo atual também não gosta do PPI”. “O governo não acha o PPI adequado como referência nacional para um país autossuficiente em petróleo. E ele pode não gostar. Para mim, tanto faz. Eu estou gerindo uma empresa que vai praticar o melhor preço para ela”, concluiu.

* Com informações do site Metrópoles

Leia mais:

Petrobras anuncia redução de R$ 0,40 no preço do diesel

Jean Paul Prates assume presidência e conselheiro da Petrobras

Petrobras aumenta preço de venda de gasolina para as distribuidoras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *