×
Imunizante

Ministério da saúde avalia oferecer nova vacina contra dengue pelo SUS

Batizado como Qdenga, o imunizante poderá ser aplicado na população entre 4 e 60 anos de idade

O Ministério da Saúde está analisando oferecer uma nova vacina contra dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Batizado como Qdenga, o imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na quinta-feira (2) e poderá ser aplicado na população entre 4 e 60 anos de idade, tanto em pessoas que nunca tiveram ou já desenvolveram a doença alguma vez.

“A inclusão da vacina para controle da dengue no SUS é prioridade”,

Ministério da saúde avalia oferecer vacina contra dengue pelo SUS

A análise da incorporação ficará por conta da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

Uma outra vacina, denominada Dengvaxia, já havia sido aprovada pela agência, mas seu uso era indicado apenas para pessoas que já foram infectadas pela doença

 A Anvisa avaliará a eficácia, acurácia, efetividade, segurança e também impacto econômico da nova tecnologia. Em sua composição a nova vacina contém quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença. A Qdenga também já foi aprovada para uso e comercialização na União Europeia em 20 de dezembro de 2022 e é produzida pela farmacêutica japonesa Takeda Pharma.

Ela apresentou uma eficácia geral de 80,2% contra a doença após 12 meses da aplicação da segunda dose. Os estudos também indicaram que a Qdenga reduziu as hospitalizações em 90%.

Leia mais:

Divulgação dos dados do cartão de Bolsonaro viola a lei, afirma Ministério da Saúde

Amazonas retorna cirurgia bariátrica em pacientes do SUS

‘Vacine Já’: Mais de 1,3 mil pessoas se vacinaram contra a Covid-19 durante a campanha

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *