Um indígena foi preso na terça-feira (9) em Ipixuna (a 1.367 quilômetros de Manaus). Segundo a polícia, ele é investigado por aplicar diversos golpes de estelionato em “parentes” da própria etnia, na comunidade Kulina, localizada no Médio Juruá.
Conforme o investigador Robertson Abecassis, gestor da 67ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), as investigações iniciaram após as vítimas procurarem a delegacia e informarem que o homem, que também é indígena, estava aplicando golpes naquela comunidade.
“Passamos a investigar o suspeito e descobrimos que ele se oferecia para ajudar os indígenas da própria etnia, na retirada de valores em caixas eletrônicos, mas quando chegava no local, ele informava que as vítimas não possuíam valores em suas contas”, explicou Abecassis.
Segundo o gestor, o suspeito ainda pedia o cartão e a senha das vítimas, dizendo que iria conversar com o gerente da agência bancária para averiguar o que havia ocorrido. Após isso, ele transferia os valores para outras contas e, posteriormente, passava a ostentar, junto com sua esposa, os valores em redes sociais.
“Com base nas informações colhidas, solicitamos à Justiça os mandados de prisão e de busca e apreensão em nome dele, e as ordens judiciais foram decretadas pelo Poder Judiciário”, informou.
Durante as buscas na casa dele, os policiais encontraram diversos documentos dos indígenas, como comprovantes de transferências bancárias e senhas de cartões. Também foram apreendidos aparelhos celulares que passarão por perícia.
Procedimentos
O autor foi conduzido à unidade policial e responderá por estelionato. Agora, ele ficará à disposição da Justiça.
Leia mais
Indígenas têm duas vezes mais chances de morrer em incêndios florestais, releva pesquisa
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱