Manaus – O Festival Folclórico do Amazonas está prestes a iniciar sua 65ª edição, que acontece no Centro Cultural Povos da Amazônia, antiga bola da Suframa, no período de 11 a 25 de junho, das 19h às 23h. Com expectativa de público de mais de 100 mil pessoas durante os 15 dias de festival, o evento promete encantar os visitantes com suas manifestações folclóricas.
Reconhecido como uma das festas mais tradicionais da cidade de Manaus, o festival é destaque na preservação da cultura e nas comemorações que ocorrem no mês de junho em todo o Brasil. A festividade é uma homenagem aos três santos populares, Santo Antônio, São Pedro e São João.
Para o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, a edição deste ano traz uma programação ampla graças ao trabalho unificado das secretarias.
“Ninguém faz nada sozinho e o apoio das secretarias municipais é imprescindível para o êxito do evento, que vai movimentar toda a cadeia produtiva da cidade. No local, além das apresentações dos grupos folclóricos, teremos parques gastronômicos e de diversões, além de artesanato. E não podemos esquecer dos preparativos para essa grande festa, que começa nas comunidades com a confecção das indumentárias e alegorias”.
Desde 1957, o Festival Folclórico do Amazonas reúne as manifestações folclóricas presentes nos bairros de Manaus e tem a participação especial dos bois Garanhão, Brilhante e Corre-Campo.
Inicialmente, o festival acontecia no centro da capital amazonense, onde hoje está localizado o Colégio Militar. Após 1979, com a instalação do colégio, ele passou a ser realizado no parque Amazonense, no estádio da Colina e no antigo estádio Vivaldo Lima, o Vivaldão.
Porém foi na praça Francisco Pereira da Silva, mais conhecida como “bola da Suframa”, que o evento ganhou força e se tornou ainda mais conhecido na cidade. Mais tarde foi criado o Centro Cultural Povos da Amazônia, que, atualmente, abriga a festa .
Origem das comemorações
Os festejos juninos têm origem pagã, o que significa que não estão atrelados a movimentos cristãos, e sim a comemorações advindas de cultos feitos a deuses de fartura e fertilidade, quando se comemorava o êxito nas colheitas e safras em que o povo garantia seus alimentos, uma tradição europeia, trazida pelos portugueses durante a colonização.
Porém, com o advento do Cristianismo no Brasil, a comemoração teve adaptações religiosas e transferiu os cultos para figuras consideradas santas pela igreja católica.
Os festejos começam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, e encerra no dia 29 de junho, dia de São Pedro, já os dias 23 e 24, são dias de São João.
Programação
Arraial da Alegria 2023 – Shows gratuitos, quadrilhas e barracas de comida, em Manaus. A tradicional festa junina ocorre no Shopping ViaNorte, localizado na Avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, bairro Monte das Oliveiras, entre os dias 2 e 25 de junho, sempre de sexta-feira a domingo, das 17h à meia-noite.
Dr. Thomas na Roça – No dia 1° de junho a partir de 16h30 na Fundação Doutor Thomas, n°798, bairro Nossa Senhora das Graças. A entrada é gratuita.
Arraiá du Rios 2023 – Dia 3 de junho, das 18h às 6h no Atlético Rio Negro Clube, Centro de Manaus. O evento conta com a participação de João Paulo Vaqueiro, bandas 100%, Meu Xodó, Na pegada e muito mais. Mais informações através do (92) 98195-4390.
Arraial do Axerito 2023 – Em véspera de feriado, o evento acontece no dia 7 de junho na Arena da Amazônia.
Leia mais:
Festival Folclórico do Amazonas acontece em junho
Festival Folclórico do Amazonas movimenta cultura e economia criativa local
Festival Folclórico do Amazonas inicia neste domingo (12), em Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱