O Amazonas registrou 1.855 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, em 2022. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (30), no primeiro Monitoramento da Violência Sexual contra menores feito no estado.
Conforme o estudo, 93,6% das vítimas são do sexo feminino. A faixa etária de 10 a 14 anos responde por 54,9% dos casos.
O monitoramento apresenta que 21,2% das vítimas são gestantes com idade de 10 a 14 anos e que a maioria dos supostos agressores (24,8%) são amigos ou conhecidos da vítima.
Outras características das vítimas disponíveis no informe incluem que 49,5% das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual sofreu o crime mais de uma vez. Além disso, 80,5% dos casos ocorreram em residências.
Divulgado pela Vigilância de Violências e Acidentes (Viva), o monitoramento é uma das alternativas para a elaboração do perfil epidemiológico das vítimas, assim, será possível formular políticas públicas que atendam o grupo de risco.
“Essas informações são essenciais para embasar a tomada de decisões, quanto às ações estratégicas dos diversos setores, e direcionar os recursos adequados a fim de prevenir e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes, mas também agir na direção da promoção da integralidade da saúde e da cultura de paz”, destacou a técnica da Viva, Cassandra Torres.
O perfil do monitoramento estrá disponível através do link bit.ly/42c8sPN
Leia mais
Imagens de abuso sexual infantil online crescem 70% no Brasil em 2023
Proteger crianças de abusos envolve atenção a famílias, diz ministro
Padrasto é preso por abusar sexualmente da enteada de 13 anos em Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱