×
Corte

STF libera para julgamento recurso de Lira sobre corrupção passiva

Liberação incide sobre um recurso do deputado federal contra uma denúncia por corrupção passiva. 

O  julgamento da ação que trata sobre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi liberada na última quarta-feira (31), pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A liberação incide sobre um recurso do deputado federal contra uma denúncia por corrupção passiva. 

De acordo com o STF, a análise do caso deve ser realizada na próxima terça-feira (6), na Primeira Turma da Suprema Corte. A denúncia formulada em 2018, pela procuradora-geral da República Raquel Dogde, coloca Lira como recebedor de uma propina de R$ 106 mil de Francisco Colombo, então presidente da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), na busca por apoio político. Os recursos em questão foram apreendidos no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com um assessor parlamentar de Lira.

Ontem, a Corte suspendeu um processo impetrado também por Lira contra seu adversário político no Estado de Alagoas, o senador Renan Calheiros (MDB-AL). No ano de 2022, Calheiros acusou Lira de abuso de poder por supostamente ter interferido nas eleições em território alagoano, o chamando de “ladrão já condenado por desvios na Assembleia” que “segue roubando no orçamento secreto, metendo as mãos sujas na Polícia Federal em Alagoas para qual trouxe a aliada”.

Arthur Lira acusou Renan Calheiros de calúnia, injúria e difamação, tendo ação sendo aceita na 1ª Vara Criminal de Brasília, mas o ministro André Mendonça optou por suspender a tramitação de maneira liminar após concordar com a argumentação da defesa que a vara competente em julgar ações de políticos federais em seu mandato é o Supremo Tribunal Federal.

Leia mais

Após a aprovação do PL 442/1991 em seu mandato, Arthur Lira agora conta com a ajuda de Rodrigo Pacheco para finalmente aprovar os jogos

Arthur Lira faz ‘reprimenda pública’ a Nikolas Ferreira por fala transfóbica

Arthur Lira é reeleito como presidente da Câmara em votação histórica

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *