O prefeito David Almeida anunciou durante segunda edição da “Mostra Sustentável Manaus Verde”, que nos próximos dias, irá apresentar um plano de ação para retirada dos flutuantes irregulares da orla do rio Tarumã-Açú, em Manaus.
De acordo com o chefe do executivo municipal, cerca de 900 flutuantes atuam na região, causando problemas ambientais que impactam diretamente a população manauara.
“Nós estamos trabalhando para poder diversificar ainda mais a nossa proteção ao meio ambiente. Nós temos uma decisão judicial que precisa ser cumprida. Nos próximos dias, vamos finalizar o nosso plano de ação para começar a notificar os flutuantes irregulares que têm na bacia do Tarumã-Açú, são 900 flutuantes e eu tenho certeza que nós vamos fazer a remoção de vários deles, porque muitos estão irregulares, e dessa forma nós estamos contribuindo para preservar a última microbacia da cidade. Nós estamos buscando também com essa decisão preservar os nossos mananciais”, disse o prefeito.
A discussão sobre os flutuantes em Manaus já é antiga. O aumento do número de flutuantes na região foi alvo da Ação Civil Pública do Ministério Público do Estado (MP-AM) em 11 de setembro de 2001 e sentenciada pelo juiz Adalberto Carim Antonio, em 26 de novembro de 2004.
Em 16 de agosto de 2021, o juiz Diógenes Vidal Pessoa Neto, da Vara Especializada do Meio Ambiente, determinou o cumprimento da decisão em desfavor do município de Manaus e dos proprietários dos flutuantes. O Estado do Amazonas é coautor da ação do MP-AM.
Com mais de 20 anos de tramitação do processo, o Tarumã-Açu viu saltar a quantidade de flutuantes de 40, em 2001, para 900, em 2022. Desse total, apenas 90 teriam registro junto a Marinha, segundo representante da instituição presente na reunião no CICC.
O titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antônio Stroski, destacou que as ações de preservação irão continuar ao longo do ano.
“Nós estamos assumindo integralmente toda agenda ambiental de Manaus. O prefeito anunciou uma operação prática, o início da notificação dos flutuantes, mas nós teremos ainda o anúncio de projetos estruturantes no igarapé do Mindu, além de outros eventos de extrema importância, como o ‘Manaus Sem Fumaça’, e com essas ações a gente quer conscientizar a população”, concluiu o secretário.
Leia mais
Governo do Amazonas fiscaliza postos de combustíveis terrestres e flutuantes
Polícia procura homem por esfaquear outro em flutuante após “bebedeira”, no AM
Prosamin+ reflorestará 110 mil metros quadrados de áreas degradadas em Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱