×
Beleza

Maquiagem vencida? Saiba consequências do uso de produtos fora da validade

Fazer o descarte correto dos produtos fora do prazo de validade é fundamental

Manaus (AM) – Quando o assunto é maquiagem, comentários como “batom e sombra não vencem”, “tenho essa base há mais de 2 anos e está perfeita”, “esse protetor solar durou mais de 3 anos” são bastante frequentes.

Apesar disso, algo que nem todo mundo sabe é que os produtos de maquiagem têm uma data de validade.

Segundo a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o prazo de validade do produto é definido pela empresa fabricante, levando em conta a formulação e as técnicas usadas na produção, ou seja: “o tempo em que o produto mantém suas propriedades, quando conservado na embalagem original e sem danos, em condições adequadas de armazenamento e utilização”.

Para comprovar essa validade, os cosméticos passam por um controle de contaminação microbiana rigoroso antes de serem inseridos no mercado.

Porém, os produtos podem ser contaminados tanto através da aplicação quanto pela forma de armazenamento, especialmente se seu prazo de validade estiver esgotado. 

Perigos de usar um produto fora do prazo de validade

Um produto vencido pode não só ter seu efeito reduzido, como também gerar um eczema de contato, levando à coceira e vermelhidão da pele.

Na região dos olhos, o uso de lápis de olho, máscara e delineador vencidos pode causar irritação e até mesmo conjuntivite.

Na região dos olhos, o uso de lápis de olho, máscara e delineador vencidos pode causar irritação e até mesmo conjuntivite.

Outro produto para se ter atenção são os filtros solares, que fora da validade perdem a função de proteger a pele contra a radiação UV, aumentando o risco de queimaduras e, posteriormente, podendo causar manchas, envelhecimento precoce e também câncer de pele.

Devido as consequências do uso de produtos vencidos, é necessário muito cuidado com o prazo de validade dos cosméticos.

Algumas datas constam apenas na embalagem secundária, que normalmente é descartada. Caso surja dúvidas ou possíveis reações alérgicas, consulte um profissional habilitado.

Leia mais:

Descubra o segredo de beleza das coreanas; veja

Colorimetria: descubra cores que podem sabotar ou realçar sua imagem

Sexo pela manhã ajuda a melhorar saúde da pele

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *