Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus realiza, neste domingo, 25/6, das 13h às 19h, o seminário “Triburbanos – Arte de Rua” para discutir com artistas, acadêmicos, urbanistas e poder público sobre arte urbana. O evento será realizado no Centro Cultural Povos da Amazônia, no Distrito Industrial, zona Sul, e foi contemplado no edital Programa Manaus Faz Cultura, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), via Conselho Municipal de Cultura (Concultura).
O evento tem a realização da Associação Amazônia de Produção, Organização e Incentivos Artísticos (Apoiar), em parceria com a Dabacuri Produções.
Alguns dos temas que serão discutidos no seminário Triburbanos – Arte de Rua são: “Quais os impactos da Arte Urbana na inclusão social, na experiência de cidade e no desenvolvimento urbano?”; “A Arte Urbana mantém a cidade mais viva e bela?”; “Como promover melhor os artistas e a Arte Urbana e como estimular a equidade de gênero na área?”.
O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, destacou a importância dos eventos formativos. “Nunca se fez tão urgente discutir políticas públicas no país, principalmente para o setor cultural. É importante que todos estejam atentos e acompanhando nossas ações e, principalmente, participando com opiniões e sugestões. Estamos abertos ao diálogo e trabalhando não apenas para fomentar mas, também formar. Nas próximas semanas, abriremos novos cursos de formação cultural”, afirmou.
afirmou
Para o presidente do Concultura, Tenório Telles, o debate cultural é fundamental no processo de construção de caminhos novos para a cultura da cidade. “O edital Manaus Faz Cultura foi pensado com esse propósito, de oportunizar momentos reflexivos e práticas artísticas que contribuam para formar novos talentos e consolidar o trabalho dos profissionais que ajudam a manter vivo o fazer artístico em Manaus”,
pontuou Telles.
Arte Urbana
Para conversar com os artistas locais, estarão participando do seminário, de forma on-line, o artista plástico e grafiteiro paulista Paulo Ito e a curadora e produtora cultural italiana, radicada em São Paulo, Giulia Lupo.
Além das discussões locais sobre políticas públicas para a área, normas de uso do espaço público, um dos objetivos do seminário é focar na questão do mercado de trabalho para esses artistas.
Paulo Ito falará sobre o tema “Você trabalha ou só pinta?” e Giullia Lupo sobre “Como se tornar um artista profissional no mercado da arte urbana?”.
O evento, que terá entrada gratuita, reunirá artistas, acadêmicos, gestores e urbanistas para discutir a importância da arte de rua para a cidade. Os participantes receberão certificado de participação. Serão sorteados brindes e uma bolsa de estudos integral para o curso livre, on-line, da produtora Giullia Lupo.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Evento de troca de livros na Biblioteca Pública Do Amazonas
Guarda Costeira resgata centenas de imigrantes próximo às Canárias
Mães atendidas na rede municipal destacam atendimento humanizado
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱