Manaus (AM) – O projeto Escola de Matemática Básica é uma Atividade Curricular de Extensão e consiste na oferta de aulas de matemática para alunos da rede pública de ensino de Manaus, com objetivo de criar um espaço para a prática como componente curricular dos discentes do curso de licenciatura em Matemática e contribuir para melhorar o desempenho escolar de estudantes das escolas públicas, que apresentem dificuldades em matemática.
A primeira edição deste projeto ocorreu em 2019 e neste ano apresenta uma proposta inovadora que é o planejamento e a aplicação de tarefas fundamentadas na abordagem Mentalidades Matemáticas, que tem como base os estudos das professoras pesquisadoras Jo Boaler, Rachel Lotan e Elizabeth Cohen, todas da Universidade de Stanford, reunindo referências dos campos da neurociência, da psicologia da educação e da educação matemática.
A abordagem Mentalidades Matemáticas é composta de estratégias para trabalhar a matemática de maneira conectada, dentro e fora da sala de aula, com incentivo à investigação matemática e suas diferentes possibilidades de resolução. Para isso, se apoia em atividades com piso baixo e teto alto, com propostas de conteúdos que ativam diferentes partes do cérebro, assim promovendo mais sinapses (junções entre a terminação de um neurônio e a membrana de outro neurônio).
Uma das principais premissas do Mentalidades Matemáticas, construída com base na ciência, aponta que todo mundo pode aprender matemática em altos níveis. O propósito é promover uma aprendizagem profunda e significativa, empoderando estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem, por meio de uma matemática mais aberta, criativa, visual e equitativa.
O público-alvo são estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e alunos do 1º ano Ensino Médio. As aulas serão ministradas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática matutino e supervisionadas pelos coordenadores do projeto: professores Francisco Eteval da Silva Feitosa, Ana Acácia Pereira Valente e Yachiko Nascimento Wakiyama, todos do Departamento de Matemática da Ufam.
As aulas ocorrerão no Instituto de Ciências Exatas, setor Norte, do Campus da Ufam, no horário das 8h às 12h. O projeto atende exclusivamente estudantes de escolas públicas.
Calendário
Período de inscrição: 15 a 30 de julho de 2023.
Formulário de Inscrição: https://forms.gle/yUuJJi9V4GktNYxs8
Divulgação da 1ª Chamada ocorrerá no dia 2 de agosto de 2023.
Matrícula: 12 de agosto, das 8h às 11h, no Centro de Convivência da Ufam, localizado no setor Norte.
Início das aulas: 19 de agosto de 2023.
Informações: [email protected].
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Alunos do AM são medalhistas na Olimpíada Canguru de Matemática
Professor lança livro sobre modelação matemática em Manaus
Professora do AM mostra Matemática em cada profissão
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱