Manaus (AM) — Numa eleição de Chapa Única Valdemir Santana foi reeleito para o seu terceiro mandato, de presidente da Central Única dos Trabalhadores do Amazonas (CUT-AM). A eleição aconteceu no 14º Congresso, realizado no final de semana em Manaus no Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas.
Atualmente a CUT Amazonas tem 105 Sindicatos filiados, todos representados no 14º Congresso da CUT/2023. Destes, apenas sete sindicatos rurais, que formam uma delegação de 33 delegados. Os outros 98 sindicatos, entre rurais e urbanos, com aproximadamente 180 delegados, votaram pela reeleição de Valdemir Santana e as suas propostas de inclusão da CUT Amazonas no Conselho da Amazônia.
Para o presidente reeleito da CUT, a participação efetiva da Fetagri neste 14º Congresso foi importante e prova que os sindicatos rurais tem um papel efetivo nas novas propostas de reunificação dos movimentos sindicais e da integração dos trabalhadores do Estado na implementação das políticas públicas voltadas para a Amazônia, a ser coordenado pelo Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL), atualmente sendo presidido pelo vice-presidente da República.
Sintracomec-AM
O sindicato dos trabalhadores da Construção Civil do Amazonas (Sitracomec-AM), também compôs a chapa reeleita. Carles Waldemar diretor financeiro do Sintracomec-AM foi eleito como Diretor de Cultura da CUT-AM e declarou que está montando estratégias da participação da entidade nas políticas culturais do estado.
Ele acredita que a luta pela melhor qualidade de trabalho e renda, bem como a defesa dos direitos dos trabalhadores, passam também pelo conhecimento cultural. “Vamos está unidos com todos os filiados, para que o conhecimento cultural e de nossas lutas, sejam de conhecimento de todos”, declarou.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Roberto Cidade propõe medida que reforça segurança nos aplicativos de transporte
Ronda Maria da Penha é implantada em Parintins
Lula diz que vai negociar individualmente com partidos
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱