×
Operação policial

Suspeito de mandar incendiar helicópteros do Ibama no AM é preso pela PF

O ataque aconteceu no dia 24 de janeiro nas dependências do Aeroclube na Zona Centro-Sul de Manaus

No total seis pessoas já foram presas por envolvimento no incêndio criminoso

Manaus (AM) – O principal suspeito de determinar o incêndio de dois helicópteros do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ocorrido no dia 24 de janeiro nas dependências do Aeroclube de Manaus, no bairro Flores, na Zona Centro-Sul da capital, foi preso pela Polícia Federal. A operação “Acauã” foi deflagrada na tarde desta quarta-feira (2), em Goiânia (GO).

Com essa prisão, o total de presos por envolvimento ao ataque criminoso contra as aeronaves chegou a seis. Na última semana a Polícia Federal, já havia identificado outros cinco envolvidos, sendo o motorista, suspeito de ter levado e retirado os executores da cena do crime; dois suspeitos de incendiar as aeronaves e dois suspeitos de intermediar o agenciamento dos executores do delito e repassar o pagamento pelos crimes.

Após a confissão, três dos presos reconheceram a pessoa apontada como mentor do crime, que atuaria com atividades de garimpo ilegal em Roraima (RR), que acabou tendo o mandado de prisão pelos crimes de incêndio, dano qualificado e associação criminosa cumpridos.

Segundo a investigação, a ação criminosa teria como motivo principal frear as ações de fiscalização e repressão ao garimpo ilegal desenvolvidas no Estado de Roraima no ano de 2021, sendo o ato criminoso uma represália às operações conjuntas feitas pela Polícia Federal e Ibama, e que contaram com o emprego direto das aeronaves objeto dos crimes.
Operação Acauã

Acauã é um falcão que possui grande habilidade para caça e mantém em seu hábito alimentar o gosto por serpentes, inclusive, pelas espécies venenosas como a jararaca e a coral, ajudando no controle da população de serpentes no espaço ribeirinho. No folclore amazonense, diz-se que os gritos do Acauã prenunciam a chegada de forasteiros.

*Com informações da assessoria

Leia Mais

Receita Federal apreende cocaína e maconha no Aeroporto de Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *