Manaus (AM) — Em reunião extraordinária da Mesa Municipal de Negociação do Sistema Único de Saúde (SUS), realizada na manhã desta quinta-feira (27), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi anunciado o reajuste de 4,5% para os servidores estatutários da saúde, que começa a ser pago em agosto. Como o mês da data-base da categoria é abril, os valores retroativos ao período de abril a julho serão pagos em janeiro de 2024.
O processo de negociação foi conduzido pela titular da Semsa, Shádia Fraxe, e pelos subsecretários de Gestão Administrativa e Planejamento, Nagib Salem, e de Gestão da Saúde, Djalma Coelho.
“Estamos muito felizes, porque esse processo de negociação foi realizado com transparência e respeito aos servidores da saúde, como nos determinou o prefeito David Almeida. Nós, da gestão, acreditamos que o diálogo é a melhor forma de buscar o entendimento e, hoje, avançamos na negociação chegando ao reajuste 4,5%”
, disse Shádia Fraxe.
Participaram da reunião representantes das diretorias de Regulação do Trabalho em Saúde (DTRAB), Diretoria de Planejamento (DPLAN) e Diretoria de Atenção Primária (DAP), e representantes das categorias de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, cirurgiões-dentistas, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais e farmacêuticos.
A diretora do DTRAB, Mircleide Santana, avaliou a reunião como produtiva e marcada pelo esforço para se chegar a um consenso. “Foi uma negociação tranquila em que o percentual sugerido pela gestão de 4,5% foi consensuado entre os membros da Mesa. Estamos satisfeitos com esse resultado porque o processo foi conduzido com muito respeito e interesse de buscar um entendimento”, sintetizou.
CMM
O reajuste foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que se reuniu de forma extraordinária no início do mês de julho para a analisar o Projeto de Lei. O projeto de número 344/2023 do Executivo Municipal concedeu o reajuste salarial aos profissionais agentes comunitários de saúde e agentes de combates às endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Em junho, o vereador Kennedy Marques (PMN) fez a indicação ao executivo municipal, para o pagamento do reajuste, conforme a Lei 14.434/22. Visando garantir que os profissionais da área da saúde do município como enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras possam receber melhores salários. Os profissionais prestam um serviço de extrema relevância para a sociedade e por isso merecem ser valorizados e mais bem remunerados.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Escola do Legislativo da CMM encerra inscrições para 91 cursos na próxima segunda-feira (31)
Prefeitura e Ministério da Saúde alinham planos de combate à malária
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱