×
cuidar da Amazônia

Adolescentes e jovens participam de encontro em defesa da Amazônia, em Belém

O evento “Encontro de Adolescentes e Jovens em Defesa da Amazônia” reunirá meninas e meninos do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Roraima

Belém (PA) – Nos dias 3 a 5 de agosto, em Belém (PA), às vésperas da Cúpula da Amazônia – que vai reunir líderes dos oito países amazônicos nos dias 8 e 9 de agosto – o Unicef reúne 100 adolescentes e jovens, de 14 a 24 anos, para assegurar que seus direitos façam parte dos debates sobre o presente e o futuro da região. O evento “Encontro de Adolescentes e Jovens em Defesa da Amazônia” reunirá meninas e meninos do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Roraima.

Durante o encontro, os participantes vão apresentar suas principais reivindicações, considerando o impacto das mudanças climáticas em suas vidas e em suas comunidades. Suas propostas vão compor a “Carta de Adolescentes e Jovens da Amazônia”. Este documento será entregue às autoridades responsáveis pelas políticas públicas de juventude dos países que estarão presentes no evento. A Secretaria Nacional da Juventude do Brasil sistematizará as diferentes contribuições que serão encaminhas à Cúpula da Amazônia.

“Para cuidar da Amazônia é preciso ouvir, respeitar e assegurar a participação das pessoas que vivem neste território. No diálogo com adolescentes e jovens, o Unicef busca formas de apoiar a mudança de atitude e a reivindicação de políticas públicas que promovem os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável. O calor aumentado, as cheias e secas dos rios, a poluição, o aumento no nível do mar, a extinção de espécies e os demais impactos das mudanças climáticas incidem de forma mais grave sobre os quilombolas, indígenas, ribeirinhos e os mais pobres. É esta população que precisa estar no centro do diálogo para que o país possa avançar no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS] e na ação climática global”,

explica Mário Volpi, coordenador do Selo UNICEF e da área de Participação de Adolescentes do UNICEF Brasil.

Na agenda do evento, estão previstos debates sobre participação social de adolescentes na agenda climática, roda de conversas sobre comunidades tradicionais na liderança da Agenda Climática Amazônica, igualdade de gênero, cadeias produtivas e o turismo de base comunitária.

O “Encontro de Adolescentes e Jovens em Defesa da Amazônia” faz parte da programação oficial dos Diálogos Amazônicos, conjunto de atividades organizada pela sociedade civil com o objetivo de pautar a formulação de novas estratégias para a região amazônica. O evento vai contar com uma série de iniciativas na forma de seminários, debates, exposições e manifestações culturais.

Cúpula da Amazônia

A Cúpula da Amazônia acontece nos dias 8 e 9 de agosto, em Belém (PA), e vai reunir oito países que partilham o território da Amazônia. O objetivo é produzir uma posição de consenso a respeito da floresta que será levada a futuros debates globais sobre ação climática.

Da reunião vão participar, além do Brasil, a Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Em setembro de 2023, o documento produzido na Cúpula será entregue pelas autoridades brasileiras aos 193 Estados-membros no debate geral da Assembleia Geral da ONU.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Estudantes do colégio Martha Falcão participam de simulação da ONU, em Manaus

Indonésia mandará representante para Cúpula da Amazônia

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *