Manaus (AM) – Escolha da carreira profissional, defesa de TCC e os desafios comuns da vida acadêmica podem ter impactos diferentes para os alunos. A ansiedade, no entanto, tem sido um dos transtornos mais comuns verificados no ambiente educacional. Para tratar sobre este assunto, a psicóloga Arleane de Souza, ministrará a palestra “Como lidar com a ansiedade no âmbito escolar”, na sede Pará do Centro de Ensino Literatus, a partir das 19h30.
A palestra faz parte do Núcleo EmpregueHabilidades, do Literatus, criado para auxiliar os alunos e egressos por meio de orientações, programas de carreira, treinamentos e palestras com o objetivo de proporcionar um maior desenvolvimento intelectual e comportamental para que tenham um diferencial no mercado de trabalho.
A consultora do Núcleo de EmpregueHabilidades, Marcilene Reis, disse que este é um dos problemas recorrentes entre alunos devido à pressão e autocobrança pela definição da carreira e início da vida profissional. Mencionando dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), Marcilene lembra que o Brasil é campeão em transtorno de ansiedade. Pesquisas também mostram que em ambientes como o universitário, por exemplo, 8 em cada 10 alunos relataram sentir ansiedade.
“Pensando neste cenário, estamos propondo discutir o tema com os nossos alunos”,
explica Marcilene.
A psicóloga Arleane de Souza vai falar sobre os sintomas da ansiedade; quando o transtorno se torna prejudicial; as expectativas e comparações que podem ser gatilho para a ansiedade e vai também dar dicas de como lidar e controlar a ansiedade.
Arleane antecipa o que para ela pode ser um dos principais conselhos para quem está sofrendo de ansiedade no momento:
“Não se cobre tanto. Nesse período, é muito importante parar e se perguntar: Pra que tanta cobrança se posso construir gradativamente e constante meu aprendizado? E assim certamente a pessoa aliviará as cargas e as pressões da vida acadêmica, permitindo focar na solução e não no problema”,
comenta.
Sobre a palestrante
Arleane de Souza é psicóloga formada pela Escola Superior Batista do Amazonas. É também coach motivacional, palestrante e especialista em Inteligência Emocional e PNL formada pela Academia Latina Americana de Coaching. Tem atuação na Docência do Ensino Superior. É psicóloga comportamental no Espaço Terapêutico Stabilizzare e instrutora no Centro de Ensino Literatus.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
“Não se pode falar em meritocracia com educação desigual”, diz Lula
Estudantes da Educação Especial realizam apresentação sobre a Ponte Rio Negro
Startup amazonense une educação e tecnologia e leva o ensino de robótica para salas de aula
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱