×
Vai ter festival!

Festival de Parintins ocorrerá em 24, 25 e 26 de junho com 100% de público

A informação foi confirmada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, nesta sexta-feira (11)

Manaus (AM) – O 55º Festival Folclórico de Parintins será realizado nos dias 24,25 e 26 de junho deste ano com 100% de público. A informação foi confirmada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, nesta sexta-feira (11), durante evento realizado no Teatro Amazonas.

O festival foi adiado por dois anos seguidos por conta da pandemia da Covid-19. Em 2020 e 2021, foram realizadas lives com apresentações dos bumbas, mas sem a presença de público, e sem competição valendo pontos.

“Lutamos tanto pela Zona Franca de Manaus e o Festival de Parintins é a zona franca de Parintins. É um espetáculo maravilhoso que a gente apresenta todos os anos e que isso gera muitos empregos”, destacou o presidente do boi-bumbá Caprichoso, Jander Lobato.

O governador anunciou, ainda, que o repasse do Estado para os bois-bumbás irá aumentar em 50% em relação a 2019, considerando os impactos que as agremiações tiveram com a não realização do festival nos últimos dois anos e a importância do evento na geração de emprego e renda e para o reaquecimento da atividade econômica em Parintins, duramente afetada pela pandemia da Covid-19. Serão repassados R$ 10 milhões, sendo R$ 5 milhões para cada boi-bumbá.

“Estamos trabalhado muito para combater a fome e eu não vou medir esforços para fazer as coisas acontecerem. E eu vou fazer tudo o que for possível, dentro dos limites legais e orçamentários, para investir na cultura e em todos os segmentos importantes que geram emprego e renda”, ressaltou Wilson Lima.

O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, afirma que o apoio ao festival é uma forma de reerguer a economia do município após dois anos sem a realização do evento.

“O festival vai além da festa, ele é fundamental para o desenvolvimento econômico não só do município de Parintins mas também do estado, uma vez que ele movimenta uma parcela da economia com a vinda de turistas, com a geração de trabalho e renda, com a melhoria estrutural da cidade”, ressaltou Marcos Apolo.

“Uma esperança de economia para Parintins, alegria do povo, principalmente do povo vermelho da Amazônia, que vai poder se apresentar no bumbódromo e, se Deus quiser, alegrar a vida da nossa nação”, ressaltou o presidente do boi-bumbá Garantido, Antônio Andrade.

Aplicativo

Na ocasião, também foi a anunciado o lançamento de um aplicativo com informações úteis sobre Parintins e o festival, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

Com geolocalização, o aplicativo vai permitir aos usuários ter informações, na palma da mão, sobre hotéis, restaurantes, equipamentos culturais e turísticos, serviços de saúde (farmácias, hospitais), além de informações sobre a cidade e o festival.

Calendário

O Governo também anunciou um calendário de atividades que antecedem o Festival.

No dia 24 de março será o lançamento do Festival na Arena do Bumbódromo, em Parintins; nos dias 25 e 26 de março, está programada a realização do Carnaboi, em Manaus, abrindo a temporada que continua com os ensaios dos bumbás, a partir do dia 2 de abril.

Leia mais:

Inscrições para Festival de Calouros do Sesc AM encerram 10 de março

Festival de Parintins é citado durante conversa no BBB 22

Turma da Mônica lança livro com história do Festival de Parintins

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *