×
Flexibilização

Amazonas decreta fim do uso obrigatório de máscaras em locais abertos

Daqui há 20 dias o governo avaliar desobrigar o uso de máscara em ambientes fechados

Manaus (AM) – A partir deste sábado (12) está suspenso o uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos no Amazonas. A decisão foi anunciada pelo governador Wilson Lima, na manhã desta sexta-feira (12), durante coletiva de imprensa no Centro Integrado de Comando e Controle, na André Araújo, bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus.

A decisão veio após nova avaliação do Comitê institucional de Combate à Covid 19, considerando a ampliação do esquema vacinal no Estado.

“Vou editar um novo decreto com as novas liberações, mas pedidos cautela da população para não retrocedermos no trabalho de combate a Covid 19. Lembrando que a recomendação para as populações mais fragilizadas, como os idosos de 70 anos, é continuar usando máscara “, disse Wilson Lima.

Eventos sem restrição de horário

O governador também falou sobre a liberação de público em eventos. Segundo ele, não haverá mais medidas restritivas em relação aos horários.

No entanto, Wilson Lima deixou claro que uma nova avaliação deverá ser feita pelo Comitê nos próximos dias.

Ainda conforme o chefe do executivo estadual, daqui 20 dias será avaliado desobrigar o uso de máscara em ambientes fechados. A recomendação para pessoas acima dos 60 anos de idade é para que continuem usando máscara.

Vacinação

A recomendação é que o público esteja com o esquema vacinal atualizado. Eventos em espaços públicos do Estado, como Sambódromo, Arena da Amazônia e Centro de Convenções Vasco Vasques, podem passar pela avaliação do comitê.

Vigilância e assistência 

Diante da redução de casos, óbitos e internações, o estado do Amazonas retornou à fase amarela, de baixo risco para transmissão do novo coronavírus.

Em todo estado, foram confirmados 3.316 casos da Covid-19 nos primeiros dez dias de março, uma queda de mais de 87% com relação a igual período de fevereiro. De 1º a 10 de março foram registradas 25 internações e três óbitos em todo estado, seguindo trajetória de queda.

A redução de internações em leitos clínicos e de UTI por Covid-19 é de 90%. No interior, não há pacientes internados nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs), há 12 internações em leitos clínicos e 52 municípios sem nenhuma internação, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Hoje, a cobertura vacinal no Amazonas está em 80,9% com segunda dose e 33,7% com o esquema vacinal com dose de reforço, considerando a população elegível para vacinação.

Quanto mais pessoas vacinadas, menor é a circulação do vírus, aponta a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Show da vacinação 

Como parte da estratégia do Governo do Estado para ampliar a cobertura vacinal, será realizado, neste sábado (12), em parceria com a Prefeitura de Manaus, o Show de Vacinação, com oferta de doses da vacina contra a Covid-19 em sete casas de show da capital, onde também haverá apresentação de 50 atrações que vão se dividir nos espaços. Haverá pagode, forró, boi-bumbá, sertanejo e arrocha. A ação será das 9h às 16h.

O público terá à disposição as 1ª e 2ª doses para pessoas a partir de 12 anos, além da dose de reforço. Cada pessoa acima de 18 anos que se vacinar vai receber ainda um par de ingressos para o evento “Show da Vacinação”, que acontece a partir das 16h, após o encerramento da vacinação. Somente pessoas vacinadas poderão participar dos shows. 

A exceção será o Studio 5, que realizará um evento em dia posterior. O ingresso é válido para todos os espaços parceiros do evento e somente os vacinados podem participar dos shows.

*Com informações da assessoria:

Leia mais:

Vereadores aprovam não obrigatoriedade de Máscaras anunciada pela Prefeitura de Manaus

Manaus deixará de exigir máscaras em locais abertos a partir do dia 16

Após pico da Ômicron, aumentar vacinação pode bloquear coronavírus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *