O mercado de trabalho está em constante transformação, e isso é refletido no perfil ideal de profissional buscado pelas empresas. De acordo com um levantamento feito pela Gupy, 10% das vagas publicadas na plataforma foram preenchidas por profissionais com 40 anos, ou mais, no primeiro semestre de 2021. Em comparação com 2020, houve um crescimento de 217% nas contratações de pessoas nessa faixa etária em áreas estratégicas como jurídica, contabilidade e recursos humanos.
Para Antonio Leitão, gerente do Instituto de Longevidade, a idade não deve ser vista como “fator de limitação” ao trabalho.
“Ao contrário, as experiências práticas demonstram que eles agregam muito valor para o negócio, ao trazerem ao convívio dos mais jovens a experiência de vida, nas atividades laborais e, por vezes, auxiliam no desenvolvimento positivo dos profissionais mais jovens da empresa, sempre com os devidos cuidados do bem-estar”,
conclui.
Não há limitação da vida útil profissional se permanecermos atentos aos sinais de futuro e praticarmos diligentemente nosso aprendizado ao longo da vida, tanto por meio de cursos (nos variados níveis) como pelo autodidatismo, curiosidade e vivências.
Segundo o professor doutor Gustavo Donato, Reitor da FEI e presidente do Conselho do Instituto Brasil Digital, “é fato que atualmente, novos modelos de negócio e trabalho impõem transformações sem precedentes aos profissionais e competências, mas equipes multigeracionais preparadas e que combinem inovação com experiência, ponderação e visão, são a resposta aos típicos problemas inéditos e complexos do hoje e do amanhã”, comenta.
Pensando nisso, confira quatro dicas fundamentais para quem tem mais de 60 anos e deseja se reinserir no mercado de trabalho:
1) Destaque as experiências relevantes para a vaga à qual está concorrendo
Além de manter o seu currículo sempre atualizado, é importante pesquisar bem sobre a vaga à qual está concorrendo e descobrir quais habilidades e conhecimentos serão úteis ao trabalho pretendido. Esta é uma boa tática para destacar as experiências que mais ajudaram em seu desenvolvimento, além das técnicas e comportamentais inseridas na área de atuação da vaga para a qual está se candidatando. A partir dessas experiências, será possível provar ao recrutador o quanto o seu trabalho tem valor e poderá auxiliar a empresa.
2) Esteja aberto a novos aprendizados
E não só esteja aberto, mas mostre que você está disposto a aprender continuamente ao recrutador. Outra dica é investir em cursos livres ou de atualização para se aperfeiçoar, já que existem muitos cursos gratuitos e/ou on-line que podem ajudar a melhorar ainda mais o currículo. O próprio Instituto de Longevidade oferece mais de 200 cursos on-line gratuitos para quem deseja ter uma carreira longeva.
3) Seja flexível
Não só a maneira de executar o trabalho está mudando, mas o relacionamento da empresa com seus colaboradores. O trabalho remoto, que ganhou o mundo durante a pandemia, é um exemplo disso, ou seja, existe uma habilidade comportamental que deve ser essencial para qualquer profissional que deseja construir uma carreira sólida hoje em dia: a adaptabilidade.
As empresas precisam de pessoas que consigam se adaptar a diferentes cenários da mudança em prol da inovação e dos resultados do negócio, isso significa que o colaborador não deve apenas se satisfazer em fazer bem o seu trabalho, mas também vestir a camisa da empresa e ter o famoso sentimento de dono.
4) Comunicação é a chave do sucesso
Comunique-se, converse, fale, interaja, pergunte. Mostre interesse e curiosidade sobre o trabalho e quem realiza o trabalho. A comunicação é uma excelente forma de demonstrar o seu valor. E como fazer isso? Acompanhe as empresas do seu interesse nas redes sociais, converse com os líderes de RHs, gestores por meio do LinkedIn ou até mesmo em uma troca de e-mails.
Apresente interesse pela vaga e pela empresa, e indique como suas habilidades e experiências podem ajudar. Lembre-se: uma boa comunicação, combinada com as dicas já mencionadas, pode abrir portas, independentemente da idade.
*Com informações da assessoria
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