Manaus (AM) — O deputado federal Saullo Vianna (União-AM) assumiu, nesta quarta-feira (09), a vice-presidência da Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Navegação Interior, cujo lançamento ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. O colegiado tem como presidente o deputado federal Júnior Ferrari (PSD-PA).
“Assumo esse desafio ciente de que teremos boas expectativas de avançar com as políticas públicas para o setor. A navegação hidroviária é uma pauta fundamental para a Região Norte, sobretudo para o nosso Amazonas, que tem nos rios seu principal modal de transporte de pessoas e mercadorias. A partir de agora, traremos para o Congresso Nacional as principais discussões e pleitos dos empresários e da população”
, disse Saullo.
Entre as atribuições da Frente Parlamentar estão promover melhorias nas hidrovias, uma política consistente de segurança pública nos rios, bem como abrir novas frentes de fomento e de aprimoramento da mão de obra do setor. Saullo Vianna destacou que uma das principais lutas será conseguir recursos do governo federal no novo PAC para a construção de um porto público em Manaus.
Estiveram presentes à cerimônia de lançamento da Frente, o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, o diretor de Infraestrutura Aquaviário do DNIT, Erick Moura, o diretor da ANTAQ, Eduardo Neri, o senador Omar Aziz (PSD-AM), os deputados Sidney Leite (PSD-AM) e Tabata Amaral (PSB-AM), o presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior (ABANI), Dodó Carvalho, entre outras autoridades e empresários do setor da navegação.
Ministro se compromete com investimentos
Apesar de admitir que a navegação ao interior ainda não recebeu a devida atenção, o ministro Márcio França se comprometeu em direcionar mais investimentos ao setor que, segundo ele, está sintonizado com a pauta ambiental.
“Temos uma grande necessidade de modernizar a navegação ao interior e o presidente Lula, ao criar um setor específico para isso, está no caminho certo para fazermos mais investimentos em benefício do Brasil”
, adiantou França.
Presidente da Frente Parlamentar, deputado Júnior Ferrari afirmou que outra atribuição do colegiado será aprimorar a legislação que regula o setor e iniciar um debate com senadores e deputados federais no sentido de flexibilizar as normas. “Nossa legislação é muito complexa e emperra o desenvolvimento da navegação e a geração de mais empregos”, acrescentou.
Já o presidente da ABANI, Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior, Dodó Carvalho, vê a consolidação da frente como uma conquista do setor e, acima de tudo, da Amazônia. “Essa frente vem trazer a problemática da Amazônia para o parlamento com o intuito de promover políticas públicas para o seu desenvolvimento”, observou.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Amazonas Shopping inaugura Feira de Produtos Regionais da ADS nesta quarta
Presidentes da Pan-Amazônia recebem carta que aponta soluções para proteger floresta amazônica
Ex-diretor-geral da PRF é preso pela Polícia Federal por interferência nas eleições de 2022
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱