Nesta quarta-feira (9), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) anunciou que o Brasil fez um acordo com o Japão, a partir do princípio da reciprocidade, para isentar brasileiros e japoneses da necessidade do visto de turista. A medida é válida para estadias com duração de até 90 dias, em ambos os países, e entra em vigor a partir de 30 de setembro.
Com a nova medida, os turistas brasileiros poderão visitar o Japão sem precisar apresentar visto e os japoneses terão o mesmo direito ao vir ao Brasil. A medida terá validade inicial de três anos, contando a partir do dia em que entra em vigor. Nas redes sociais, o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, comemorou a decisão e ressaltou que é a primeira vez na história pós-guerra que uma isenção bilateral é firmada entre as duas nações.
Através de nota, o Itamaraty ressaltou que a medida surgiu da movimentação do governo do Japão, na ocasião da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em maio deste ano, para aplicar a isenção do visto aos brasileiros. Com isso, o Brasil adotou a mesma iniciativa. “A anunciada isenção contribuirá para o aprofundamento do intercâmbio humano e das relações entre os dois países”, declarou o MRE.
Leia a nota do Itamaraty na íntegra
Os governos do Brasil e do Japão chegaram a um entendimento para a isenção recíproca de vistos de visita para portadores de passaporte comum que viajem por período de até 90 dias. A isenção terá validade inicial de três anos, e vigorará a partir de 30 de setembro de 2023. Com a medida, turistas brasileiros e japoneses poderão visitar o Japão e o Brasil sem a necessidade de obtenção de vistos.
O entendimento decorre do anúncio do Primeiro-Ministro Fumio Kishida, por ocasião da visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão em maio passado, no sentido de estender isenção de visto de visita a brasileiros, o que permitiu ao governo brasileiro adotar a mesma medida para cidadãos japoneses, em consonância com o padrão da política migratória brasileira, alicerçada nos princípios da reciprocidade e da igualdade de tratamento entre os Estados.
A anunciada isenção contribuirá para o aprofundamento do intercâmbio humano e das relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil.
*Com informações do Correio Braziliense
Leia mais
Japão critica ameaça nuclear russa no aniversário do ataque contra Hiroshima
Japão poderá revisar lei de imigração
Lula desembarca no Japão para Cúpula do G7
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱