×
Celeridade

Amazonas segue como estado mais rápido em abertura de empresas na Região Norte

O empreendedor leva o tempo médio de 7 horas e 6 minutos para abrir um novo negócio no mercado local

Manaus (AM) – O Amazonas, por meio da Junta Comercial do Estado (Jucea), é o estado mais rápido da Região Norte e o segundo do Brasil para registro empresarial, no mês de julho. Ao todo, entre a análise de viabilidade e registro, o empreendedor leva o tempo médio de 7 horas e 6 minutos para abrir um novo negócio no mercado local.

As informações são do painel mensal do Mapa de Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, publicado na sexta-feira (11). No mês de junho, o Amazonas ocupou pela primeira vez a colocação número um no país, com o tempo médio de 7 horas e 3 minutos para abertura de um novo empreendimento.

Conforme a presidente da autarquia, Maria de Jesus Lins, é normal a mudança constante das estatísticas e, consequentemente, das posições gerais de cada estado.

“Mesmo com as oscilações nas posições estabelecidas pelo mapa, é uma grande conquista, além de um fato histórico para o Amazonas manter-se, há quatro meses, entre os cinco estados mais rápidos do Brasil e ser, desde então, o mais rápido da Região Norte. Essa conquista para o Amazonas é o resultado de todo um trabalho em equipe, desenvolvido pela Jucea com os órgãos integrados à RedeSim e com as prefeituras do interior do estado”,

ressaltou a presidente da autarquia.

Primeiro lugar no Brasil

No mês de junho, o Amazonas ocupou a primeira colocação no ranking do painel mensal do Mapa de Empresas. Com o tempo médio de 7 horas e 3 minutos para constituição de uma nova empresa.

E no mês de julho, conforme os dados do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da Jucea, a autarquia arquivou no tempo médio de 30 minutos um novo registro empresarial, o menor tempo já consolidado pela autarquia em análises de processos de abertura, onde não está incluso a análise de viabilidade.

Análise

O boletim avalia os municípios que estão integrados à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), e computando-se o tempo que os órgãos integrados analisam as solicitações de viabilidade do nome empresarial e endereço, e o processamento dos dados de registro nas Juntas Comerciais e órgãos de inscrição tributária. No caso do Amazonas, todos os 62 municípios estão integrados à Redesim.

Ainda conforme o Mapa, não é considerado o tempo que o cidadão leva para apresentar as documentações aos órgãos públicos entre as etapas do processo.

As solicitações de alvarás e licenças de empresas e as inscrições de Microempreendedor Individual (MEI) também não são computadas. Ressalte-se que são dispensadas de alvarás e licenças as empresas que exercem atividades consideradas como baixo risco.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Mercado financeiro eleva para 2,29% projeção do crescimento da economia em 2023

Empresa amazonense de produtos congelados expande atuação para Santarém, no Pará

Brasil tem menor nível de incerteza econômica desde 2017, aponta FGV

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *