×
Prejuízos

‘Apagão’ deixa Manaus e outras cidades do AM sem energia

Além da capital amazonense, as cidades de Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara também são afetadas

Divulgação

O apagão nacional de energia afetou Manaus e outras cidades do Amazonas, na manhã desta terça-feira (15). O desligamento prejudicou o fornecimento de água e serviços públicos na capital e nos municípios atingidos.

Conforme a Amazonas Energia, às 07h32, ocorreu um desligamento intempestivo do Linhão de Tucurui, ocasionando blecaute no sistema de Manaus e Interligados, afetando também as cidades de Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara.

A concessionário informou que aguarda orientações de restabelecimento pelo Operador Nacional do Sistema – ONS.

Em nota divulgada, o ONS informou que a interrupção de energia que atingiu diversos estados brasileiros ocorreu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.

Segundo a nota, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste.

De acordo com a ONS, 6 mil MW já foram recompostos desde que o serviço foi iniciado, às 9h16, e as causas da interrupção continuam sendo apuradas.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e para apurar a ocorrência.

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *