Manaus (AM) – A partir de outubro, a produção de condicionadores de ar da Elgin Industrial da Amazônia terá etapas de produção implementadas com uso avançado de inteligência artificial. O tema foi uma das principais pautas da visita técnica da Suframa à fábrica localizada na avenida Abiurana, no Distrito Industrial, e ocorrida nesta quarta-feira (16).
Empresa brasileira, há mais de 70 anos no mercado, a Elgin possui duas plantas fabris e um Centro de Distribuição de produtos em Manaus, onde fabrica um portifólio de produtos para as áreas de climatização, refrigeração e automação e distribui produtos de costura, iluminação LED, entre outras. Ao todo, são mais de mil funcionários trabalhando em três turnos.
Segundo o diretor de Operações da Elgin, Caio Guazzelli, a empresa está investindo em modernização e conceitos da Indústria 4.0 para seguir competindo com os concorrentes multinacionais.
“Em outubro, etapas como a dobra de tubos será controlada por inteligência artificial, acesso remoto de câmera. A intenção é, além do aumento de produtividade, garantir mais ergonomia e segurança ao processo”,
explicou Guazzelli.
O superintende da Suframa, Bosco Saraiva, destacou que o projeto de automação da Elgin é um exemplo positivo das possibilidades advindas dos investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Amazônia.
“A Elgin é uma das empresas que, em contrapartida, aos incentivos fiscais, aplica 5% do seu faturamento em PD&I e está colhendo resultados. Enfatizamos sempre essa questão do PD&I por entendermos seu potencial de impacto para a região”,
frisou Saraiva.
A comitiva da Suframa foi recebida por dirigentes industriais da Elgin: diretor residente, Paulo Araújo; o gerente de Desenvolvimento de Ar-condicionado, Cláudio Ismael da Luz; e o diretor de Operações, Caio Guazzelli. Em seguida, a equipe da Autarquia foi guiada numa visita pelas linhas de produção e recebeu informações sobre os processos utilizados em cada etapa de operação.
Também estiveram presentes na visita à empresa, pela Suframa: o superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro; a coordenadora-geral de Assuntos Institucionais e Comunicação, Layanne Raquel Oliveira; o coordenador de Comunicação Social e Assuntos Institucionais, Isaac Júnior; e o assessor da Superintendência Adjunta Executiva, Manuel Ozenas.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Chinesa Chen Hsong traz inteligência artificial ao setor termoplástico do Polo Industrial de Manaus
Direito: Inteligência Artificial traz novos desafios e possibilidades na prática jurídica
Inteligência artificial ainda é campo incerto para poder público brasileiro
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱