Um total de 120 mil novos milionários surgiu no Brasil, em 2022. O número, que corresponde à ocupação de um Maracanã e meio, colocou o país na primeira posição entre as nações que registraram o maior aumento da população com patrimônio acima de US$ 1 milhão no ano passado. Os dados fazem parte de um levantamento divulgado nesta terça-feira (15), pelo banco UBS, na Suíça.
De acordo com a pesquisa, em 2021, havia 293 mil milionários no Brasil. Em 2022, eles somavam 14 mil. A elevação foi de 41%. Há 20 anos, estimava-se que eram apenas 33 mil brasileiros. Para 2027, a previsão é que esse seleto grupo supere a casa das 700 mil pessoas – o equivalente a quase nove Maracanãs lotados.
Depois do Brasil, os países que tiveram o maior aumento de ricaços foram Irã, Noruega, México e Rússia.
Os dados brasileiros, contudo, vieram na contramão da tendência global. No fim de 2022, cerca de 59,4 milhões de pessoas eram consideradas milionárias em todo o mundo. Esse contingente representou uma redução de 3,5 milhões, na comparação com o ano anterior. Com isso, a riqueza familiar global registrou o pior crescimento em 15 anos. Ou seja, desde a crise econômica de 2008.
São, no entanto, positivas as expectativas para os próximos anos. O relatório do UBS informa que a riqueza global deve aumentar 38% até 2027. Esse avanço seria impulsionado por mercados emergentes, o que inclui os países do Brics, caso de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
*Com informações do Metrópoles
Leia mais:
Marina Silva defende segurança jurídica para o Conama
Soldado da PM morre com tiro na cabeça disparado por outro policial
Mulheres encontram equilíbrio entre carreira e família na tecnologia
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱