Manaus (AM) — Ozéias Mendes Brito, de 49 anos, foi condenado a 23 anos e três meses de prisão, nesta quarta-feira (16), por matar a pauladas a própria companheira, Maria José Braga de Souza, no bairro Redenção, Zona Oeste de Manaus. O crime aconteceu no dia 8 de janeiro de 2005.
Durante a sessão de julgamento popular, o suspeito alegou que agiu em legítima defesa, versão controversa ao depoimento da testemunha, a qual afirmou que a vítima foi obrigada a entrar e permanecer na casa em que morava com o acusado, para onde foi levada arrastada pelos cabelos antes de ser assassinada.
O crime
De acordo com o Inquérito Policial, o suspeito espancou, matou e queimou o corpo de sua esposa, por volta das 15h30, na rua e beco Mantiqueira, Redenção, em Manaus. A companheira do suspeito, no dia do crime, chegou em casa sendo arrastada por ele e espancada em via pública, enquanto pedia para que o acusado a deixasse ir embora.
A vítima pegou uma faca para se defender das agressões, enquanto o acusado se armou com uma perna-manca e atingiu o braço dela, que soltou a faca.
Depois de atingir a companheira, o acusado a empurrou para dentro de casa. Testemunhas relataram que escutaram a mulher pedir socorro, sendo que o último grito foi interrompido e a voz dela não foi mais ouvida. Após matar Maria José, Ozéias juntou lixo e restos de madeira, queimou o corpo da vítima e enterrou os restos mortais no próprio quintal da casa.
Ozéias fugiu logo após o crime e teve prisão preventiva decretada em 2018, após inúmeras tentativas de localizá-lo. No dia 23 de setembro de 2022, o acusado foi preso pela Polícia Civil do Amazonas e apresentado à Justiça. A partir de então, o processo que estava suspenso foi reaberto e foi possível realizar a audiência de instrução e julgamento.
Leia mais:
Empresário é sequestrado e suspeitos morrem em confronto com a polícia no AM
Corpo de homem é achado com tiro no peito dentro de casa em Manaus
Homem suspeito de matar o pai é assassinado a tiros por justiceiros
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱