×
cinema

Cine Sustentável inicia circuito nacional por Itacoatiara e mais cinco cidades da Amazônia

Projeto itinerante inteiramente gratuito com apoio do Sicredi vai levar oficinas de fotografia e exibição de cinema em praça pública para 21 localidades de 13 estados do Brasil.

O Cine Sustentável – Kuará, projeto itinerante que leva oficina de fotografia e cinema gratuito em praça pública abre sua tela inflável primeiro na cidade de Itacoatiara, no interior do Amazonas, acontece neste sábado, dia 2 de setembro.

Apoiado pelo Sicredi, que há anos viabiliza projetos culturais pelo Brasil, o Cine Sustentável – Kuará vai abranger a maior parte da extensão territorial do país, levando cinema com pipoca e oficinas de fotografia para as regiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro -Oeste.

Depois de abrir o circuito itinerante de cinema por Itacoatiara, o projeto segue viagem chegando até Boa Vista, em Roraima; Capanema e Ulianópolis, no Pará; Quixadá, no Ceará; e Santa Rita, na Paraíba, encerrando sua primeira etapa.

No total, serão 21 localidades em 13 estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Ceará, Rondônia, Roraima, Amazonas e Pará.

O circuito de cinema gratuito em praça pública traz a novidade pioneira de operar toda exibição de filmes utilizando a moderna tecnologia fotovoltaica de captação da energia solar – uma energia limpa, renovável e econômica.

O formato prevê uma Oficina Lúdica de Fotografia para públicos diversos, de crianças e adolescentes a idosos, de modo a obter um painel amplo da visão que os habitantes do lugar têm da sua comunidade.

Os participantes receberão instruções básicas sobre fotografia, que colocarão em prática mostrando os mais diversos olhares sobre o local onde vivem. Haverá entrega de certificados. O material produzido nessa oficina será editado para resultar em um vídeo que, ao final, será exibido para o público local, fazendo parte da programação do evento.

Cada cidade terá uma sessão de cinema com projeção em praça pública, exibindo um documentário produzido pela equipe do projeto e dirigido por Inácio Neves, além de um curta e um longa-metragem. Abrindo cada sessão de cinema, haverá uma apresentação cultural a cargo de um grupo ou artista local.

Segundo o presidente da cooperativa Sicredi Vale do Cerrado, Sergio Dezordi, a comunidade tem muito a ganhar. ‘’Essa parceria visa promover momentos de cooperação e união entre a comunidade. Itacoatiara merece ser contemplada com esse projeto e ficamos muito felizes em poder participar dessas iniciativas como o Cine Sustentável’’,

comenta.

Toda a programação é gratuita e cada uma das sessões de cinema utilizará exclusivamente a energia fotovoltaica para realização das exibições. Haverá distribuição, também gratuita, de pipoca para o público presente, antes e durante as sessões de cinema.

Programação

Itacoatiara – Sábado – 2 de setembro

Em Itacoatiara, a oficina de fotografia vai ocorrer das 8 às 12 horas, na Secretaria de Cultura, Rua Isaac Peres S/N.

Já a exibição de cinema será na Praça de Nazaré, a partir das 19 horas.

A programação terá os seguintes filmes:

  • Documentário da cidade – produção de 2023 da Cinear com direção de Inácio Neves;
  • Sobre Amizade e Bicicletas – curta metragem de ficção dirigido por Júlia Vidal (12 min);
  • Zoopatia – longa metragem dirigido por Byron Howard, Jared Bush e Rich Moore (1h e 28 min).

Projeto

O Cine Sustentável – Kuará tem por objetivos difundir o cinema e a linguagem cinematográfica junto às populações do interior, e contribuir para a democratização do acesso aos bens culturais, criando espaços e oportunidades alternativas para sua difusão.

O projeto também visa registrar em vídeo depoimentos dos moradores das cidades onde ele ocorre, através de documentários produzidos com antecedência, que são exibidos em praça pública, antes das sessões de cinema. Esse documentário aborda e enfatiza a temática da diversidade e acessibilidade, dando voz ao cidadão comum.

Com isso, o projeto contribui para divulgar e promover a cultura regional, apresentada segundo a vivência pessoal dos próprios habitantes das comunidades, uma vez que os documentários são disponibilizados para as TV’s educativas, culturais e comunitárias, além da internet.

O Cine Sustentável – Kuará é uma realização conjunta da Cinear Produções, Muito Mais Promoções e Ministério da Cultura, com o patrocínio do Sicredi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Leis de Roberto Cidade sensibilizam para prevenção ao suicídio

VÍDEO: explosão em metalúrgica deixa ao menos dois mortos e 12 feridos

Homem apontado como executor de dois homicídios é preso em Manacapuru

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *