×
Bomba nuclear

Força Aérea dos Estados Unidos testa míssil intercontinental com capacidade nuclear

Objetivo era testar a precisão e confiabilidade do armamento; um aviso prévio foi feito às autoridades russas

Um teste operacional de lançamento de um míssil balístico intercontinental desarmado Minuteman III do Comando de Ataque Global da Força Aérea lançado da Base da Força Espacial de Vandenberg, Califórnia, na quarta-feira, 6 de setembro Aviadora de 1ª Classe Foto: Kadielle Shaw/Força Espacial dos EUA

A Força Aérea dos Estados Unidos testou nesta quarta-feira (6) um míssil de longo alcance com capacidade nuclear, de acordo com o Comando de Ataque Global da Força Aérea.

O míssil balístico intercontinental (ICBM) desarmado Minuteman III, equipado com três veículos de teste de reentrada, foi lançado da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia (EUA), e viajou 4.200 milhas até o Atol de Kwajalein, nas Ilhas Marshall, na Oceania.

“Esses lançamentos de teste verificam a precisão e confiabilidade do sistema de armas ICBM, fornecendo dados valiosos para garantir uma dissuasão nuclear contínua, segura e eficaz”,

disse o comunicado.

Os EUA testam regularmente o seu sistema de armas intercontinentais para verificar a sua precisão e confiabilidade. Tais testes ocorreram mais de 300 vezes e “não são o resultado dos acontecimentos mundiais atuais”, segundo o comunicado.

“A empresa nuclear dos EUA é a pedra angular da segurança para a liberdade do povo americano e dos nossos aliados em todo o mundo”, disse o coronel Chris Cruise, comandante do 377º Grupo de Teste e Avaliação.

“Este lançamento de teste envia uma mensagem visível de dissuasão em nome das nossas forças conjuntas e parceiros globais, e não poderia estar mais orgulhoso do profissionalismo dos aviadores e dos Guardiões que compõem esta missão.”

Os EUA notificaram a Rússia com antecedência sobre o teste, segundo o Pentágono.

“De acordo com os procedimentos padrão, os Estados Unidos transmitiram uma notificação de pré-lançamento de acordo com o Código de Conduta de Haia e notificaram antecipadamente o governo russo de acordo com as nossas obrigações bilaterais existentes”,

disse o Brig. O general Pat Ryder disse em uma coletiva de imprensa na terça-feira.

O Minuteman III é tradicionalmente conhecido como a única perna terrestre da tríade nuclear dos EUA. As outras duas partes da tríade são o míssil balístico lançado por submarino Trident e as armas nucleares transportadas por bombardeiros estratégicos de longo alcance.

Leia mais:

VÍDEO: passageiro com diarreia obriga avião a fazer pouso de emergência

Vídeo: médica mostra barata encontrada dentro da orelha de paciente

Vídeo: avião cai durante ‘chá revelação’ de luxo

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *