O vereador Eúde Duarte Lucas (PDT) fez um pronunciamento na Câmara de Jucás, município do Ceará, dizendo que o Transtorno do Espectro Autista (TEA), se cura “na peia” e “na chibata”, enquanto ironizava as mensagens de apoio enviadas para a atriz Letícia Sabatella, que descobriu o transtorno já adulta nesta terça-feira (19).
Resumo:
- Vereador disse que no tempo dele autismo era tratado na chibata;
- Em nota, o parlamentar pediu desculpas por se expressar de forma equivocada;
- O TEA afeta duas milhões de pessoas no Brasil e não possui cura.
Em seu discurso o parlamentar disse: “Estava brincando aqui com os colegas, eu assisti o Fantástico no domingo, e fui dormir pensando: ‘rapaz, acho que eu sou autista também!’. Pela declaração que os artistas fizeram… Acho que eu era autista, só que meu pai tirou o autista na peia, no meu tempo tirava autista na chibata. Eu era um menino meio traquina.”
Com a repercussão negativa da frase, Eúde Duarte Lucas fez uma nota de esclarecimento postada nas redes sociais da câmara do município, dizendo que mencionou o próprio caso e como ele foi tratado antigamente, pela falta de diagnóstico.
“Eu fui o vereador que mais apresentou projetos de lei em favor do Autismo no município, justamente por compreender e abraçar essa causa.”
O parlamentar também esclareceu que jamais teve a intenção de ofender as pessoas e pediu perdão por se expressar de forma equivocada. “Lamento profundamente que tenha sido mal interpretado.” e reiterou que ainda tem o compromisso de continuar apresentando projetos e lutando pelo TEA.
O Transtorno do Espectro Autista afeta dois milhões de brasileiros e é identificado geralmente durante a infância. O diagnóstico dessa condição é feito baseado no comportamento da criança e em entrevistas com pais ou responsáveis. O TEA não tem cura, mas existem uma série de tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, de acordo com cada nível do espectro.
*Com informações da IstoÉ
Leia mais:
Vereador Camilo Cristófago é cassado por racismo
Senado aprova projeto que agiliza análise de empresas interessadas em se instalar no PIM
“Importante para impedir que novas mulheres sejam violentadas”, diz advogada agredida por promotor
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱