O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para nove estados em razão da onda de calor que começou na última segunda-feira (17). Segundo o órgão, a situação deve permanecer durante toda a semana.
O alerta vermelho significa “grande perigo” por causa do calor extremo. As temperaturas podem ficar 5 °C acima da média para o mês em Minas Gerais, no Paraná, Rio de Janeiro, em São Paulo, Mato Grosso, no Pará, em Goiás, Mato Grosso do Sul e no Tocantins.
De acordo com o Inmet, o alerta vermelho aponta para um forte risco de acidentes e danos à saúde humana devido às altas temperaturas.
O alerta do Inmet ocorre enquanto o centro-sul do país vive intensa onda de calor que marca o fim do inverno e início da primavera, que começa neste sábado (23). A elevação das temperaturas acontece devido ao fenômeno El Niño e ao aquecimento global, causado pelo aumento da emissão de gases de efeito estufa.
Baixa umidade
O Inmet também emitiu alerta laranja para baixa umidade relativa do ar para Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e o Distrito Federal.
A umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 12% nesses estados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse índice deve ficar entre 50% e 60% para ser considerado saudável.
*Com informações do Metrópoles
Leia mais
Governo do Amazonas monitora de focos de calor no estado
Inmet emite comunicado sobre onda de calor sufocante no Brasil; veja regiões afetadas
Amazonas registra uma redução de 32% nos focos de calor em agosto
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱