Manaus (AM) – Tramita na Assembleia Legislativa do estado do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei (PL) nº 892/2023, de autoria do deputado Dr. George Lins (UB), que institui a Semana de Conscientização sobre a Doação de Órgãos, Tecidos e Transplantes no programa escolar da rede pública. Conforme o PL, a semana contará com palestras e seminários, que serão realizados por profissionais especializados.
Os conteúdos a serem abordados respeitarão os limites de idade dos alunos do ensino fundamental e médio, conforme estabelecido no Plano Nacional e Estadual de Educação. Na abordagem dos conteúdos, serão incluídos conceitos elementares sobre a importância dos fundamentos científicos, culturais, econômicos, políticos e sociais, além da importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes.
“Contribuir para o crescimento de doadores é colaborar para a redução do custo na área da saúde, visto que pessoas que aguardam na lista de transplantes são portadoras de insuficiências graves de órgãos e que, muitas vezes, esperam em hospitais públicos, consumindo recursos por conta da dolorosa espera. Ainda que alguns pacientes esperem em suas residências. Mesmo assim, essas pessoas demandam tratamento contínuo como diálises, oxigênio e o uso de medicamentos paliativos”, detalha o deputado. “Um crescimento no número de doadores devolveria qualidade de vida a esses pacientes, bem como permitiria ao Poder Público destinar seus esforços e recursos para outras necessidades de saúde”,
observa.
Segundo Dr. George, é necessário falar sobre doação de órgãos e tecidos. “Salvar vidas e amenizar as dores de quem tem possibilidades de vencer doenças muitas vezes é visto como tabu, onde conceitos distorcidos podem afetar as evoluções científicas”. No entender do parlamentar, a recusa das famílias no momento da doação pode ser superada por meio do conhecimento. Por isso, a relevância da Semana de Conscientização.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Cid diz em delação que Bolsonaro tentou convencer Forças Armadas a dar golpe de Estado
Doadoras de leite materno serão isentas de taxa de inscrição em concurso em Manaus
Candidaturas coletivas correm risco de acabar em 2024
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱