Michael Gambon, ator que viveu o eterno diretor de Hoghwarts, Alvo Dumbledore, na franquia “Harry Potter“, morreu nesta quinta-feira (28), aos 82 anos. A informação foi confirmada pela equipe do artista.
O artista era o segundo a interpretar o personagem no cinema. Em 2002, o ator Richard Harris morreu enquanto ainda estava trabalhando na saga.
Gambon viveu o personagem a partir do terceiro filme da sequência, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, até o final da franquia, que terminou em 2011 com Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2.
De lá para cá, muitos artistas que interpretaram personagens queridos da saga criada por J.K. Rowling morreram e deixaram um vazio nos corações dos fãs. Lembre alguns deles:
Robbie Coltrane
O eterno Rúbeo Hagrid morreu em outubro do ano passado, aos 72 anos. A morte aconteceu em um hospital perto de sua casa em Larbert, na Escócia.
Assine nossa newsletter:
Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mailCadastre-se
O ator integrou todos os filmes da franquia, que teve início em 2001, com Harry Potter e a Pedra Filosofal, e concluída em 2011, com Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2.
Ele também fez sucesso pelo seu trabalho como o personagem Valentin Zukovsky, em 007 – O Mundo Não é o Bastante e 007 Contra GoldenEye.
Ele foi vencedor de três BAFTA por seu trabalho na TV na série Cracker (1993 – 1996). Além disso, o ator foi indicado duas vezes ao Oscar do cinema britânico, uma delas pela atuação em Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Alan Rickman
O ator Alan Rickman deu vida ao professor Severo Snape, personagem que divide opiniões entre fãs de Harry Potter. Ele morreu em 2016, aos 69 anos, em decorrência de um câncer.
Rickman era um dos atores mais importantes do Reino Unido e também teve destaque como Hans Gruber, o adversário de Bruce Willis em Duro de Matar, além de filmes como Simplesmente Amor, Sweeney Todd, Robin Hood (1991).
Recentemente, o jornal The Guardian divulgou novos trechos do diário do ator, nos quais ele fala sobre o desejo de deixar a série de filmes e a razão pelo qual resolveu ficar.
Richard Griffiths
Richard Griffiths foi responsável por interpretar Valter Dursley, o tio postiço de Harry Potter que vivia maltratando o garoto. O ator morreu em 2013, aos 65 anos, por complicações após uma cirurgia cardíaca.
Além da franquia, Griffiths participou de muitas produções de sucesso no Reino Unido, como Os Desajustados (1987) e Fazendo História.
Ele dividiu cenas com Daniel Radcliffe, o intérprete de Potter, não só nas telonas, mas também no teatro, durante a produção da peça Equus, em 2007.
Helen McCrory
A atriz Helen McCrory deu vida à Narcisa Malfoy em Harry Potter. Na trama, ela é a mãe de Draco, rival do protagonista e esposa de Lúcio Malfoy, um dos seguidores de Voldemort.
Ela morreu em 2021, aos 52 anos, vítima de um câncer. Na época, o marido dela, o ator Damian Lewis, afirmou que ela “morreu pacificamente em casa, cercada por uma onda de amor da família e dos amigos”.
Helen também ganhou notoriedade por sua participação na série Peaky Blinders, da Netflix, como a personagem Polly Gray.
Richard Harris
A morte de Richard Harris talvez tenha sido uma das mais chocantes para os fãs de Harry Potter, já que o ator ainda trabalhava na franquia quando morreu.
Ele interpretava o famoso diretor de Hogwarts, Alvo Dumbledore, quando morreu em decorrência de um câncer linfático aos 72 anos, em 2002.
Harris, que conta com mais de 30 produções no currículo, participou dos dois primeiros filmes da saga e depois precisou ser substituído por Michael Gambon, que viveu o mago até a conclusão da trama.
John Hurt
O ator John Hurt participou de muitos clássicos do cinema, como Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, V de Vingança e O Homem Elefante, e talvez muitos não o reconheçam por Harry Potter.
Na franquia, ele deu vida a Olivaras, o especialista em varinhas que vende o primeiro objeto mágico de Harry em sua visita ao Beco Diagonal.
O intérprete morreu em janeiro de 2017, por complicação de um câncer de pâncreas. Na época, fãs levantaram varinhas em frente à loja fictícia do personagem dos parques de Harry Potter na Universal Studios, em Orlando, EUA.
Dave Legeno
O ator Dave Legeno interpretou o vilão Fenrir Greyback nos filmes de Harry Potter. Ele fazia parte dos Comensais da Morte, grupo de seguidores de Lord Voldemort.
Legeno morreu em 2014, aos 50 anos, enquanto fazia uma trilha em uma região conhecida como Vale da Morte, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.
Ele teve papéis pequenos em filmes como Batman Begins e Elizabeth – A Era de Ouro, e era um especialista em artes marciais.
Roger Lloyd Pack
Roger Lloyd Pack participou da saga Harry Potter como Bartolomeu Crouch, um oficial do Ministério da Magia, e teve maior destaque no quarto filme da franquia, Harry Potter e o Cálice de Fogo.
Ele morreu no início de 2014, aos 69 anos, por conta de um câncer no pâncreas. No Reino Unido, também ganhou popularidade pela série Only Fools and Horses, exibida entre 1981 e 2003.
*Com informações da IstoÉ
Leia mais:
Morre aos 82 anos, Michael Gambon, o Dumbledore de ‘Harry Potter’
Justiça condena à prisão homem que vazou fotos de autópsia de Marília Mendonça e Gabriel Diniz
Ativo ou passivo? David Brazil surpreende ao revelar preferências durante o sexo
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱