×
SAÚDE

SES-AM reúne com os representantes do Hospital Sírio-Libanês

Em reunião, foram apontadas necessidades e melhorias para projetos do programa

Reunião do SES-AM
O programa é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o MS. - Rodrigo Santos/SES-AM

Parintins (AM) – A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) recebeu os representantes do Hospital Sírio-Libanês (HSL) para apresentar o novo modelo de trabalho e identificar a necessidade de novos projetos para a saúde do Amazonas.

Nesta quarta e quinta-feira (16 e 17), as equipes visitarão o município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) para conhecer a rede de serviços da região de saúde do Baixo Amazonas.

Na terça-feira (15), a equipe do HSL esteve reunida com o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, na sede da secretaria, e em seguida com as áreas técnicas da SES-AM e os demais secretários, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para apresentar o trabalho do hospital por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde (MS).

Durante a reunião, o secretário Anoar Samad destacou a importância das iniciativas do Proadi-SUS.

Estamos levando saúde com qualidade para o interior do Amazonas. A determinação do governador Wilson Lima é regionalizar a média e alta complexidade, pois agrega também outros benefícios aos municípios”, disse o médico.

A gerente regional norte do HSL, Cristiana Carvalho, enfatizou que, a partir da reunião, as equipes conseguiram identificar os principais desafios que acontecem na rotina das equipes do Amazonas.

Nós saímos daqui com o desafio de pensar em políticas públicas singularizadas, que pensem no fortalecimento da atenção básica, da implementação de linhas de cuidado, da organização em rede e qualificação das equipes. A partir da reflexão dessa prática na educação permanente que a gente consiga melhorar o engajamento, a comunicação e também avaliar todo esse processo ao final”, disse a gerente.

O gerente de Programas Governamentais do HSL, Alex Martins, ressaltou o potencial das equipes do Amazonas para o desenvolvimento de projetos para a rede pública de saúde.

As equipes técnicas participaram de oficinas com as áreas responsáveis pelo planejamento, regionalização e outras áreas de interesse para mapeamento de necessidades da SES-AM.

Foram apontados a importância de se desenvolver atividades nas áreas de monitoramento e avaliação, gestão e qualificação de pessoas, governança na rede de saúde, epidemiologia, educação e pesquisa em saúde.

Proadi-SUS

O programa é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o MS. Criado em 2009, o propósito do programa é apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.

A SES-AM e o HSL vêm prestando apoio e validando a qualidade desses projetos e realizando ações para alavancá-los, como Termos de Cooperação e a Oficina de Fortalecimento e Ampliação dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde e Humanização.

Todas essas ações também estão alinhadas ao programa Saúde Amazonas.

*Agência Amazonas

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

SES-AM reforça compromisso com saúde do interior em encontro com representante de Barreirinha

Manaus deixa de obrigar uso de máscaras em ambientes abertos nesta quarta (16)

Pesquisa Nacional de Saúde Bucal no AM inicia em abril

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *