Logo Em Tempo
  • Últimas Notícias
  • Amazonas
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Economia
  • Cultura
  • Famosos
  • País e Mundo
  • Opinião
  • Últimas Notícias
  • Articulistas
  • Versão digital - Em Tempo
  • Versão digital - Agora
  • Expediente
  • Anuncie

Início » Sem Categoria » Wilson Lima solicita reforço ao Governo Federal para combater focos de queimadas

combate às queimadas

Wilson Lima solicita reforço ao Governo Federal para combater focos de queimadas

Pedidos foram feitos aos Ministérios do Meio Ambiente e da Defesa, além de solicitações ao Ministério de Portos e Aeroportos
Por Em Tempo*
Publicado em 12 de outubro de 2023
Foto: Alex Pazuello/Secom

O governador Wilson Lima solicitou, nesta quarta-feira (11), reforço ao Governo Federal para o combate de focos de queimadas no Amazonas. Os pedidos foram feitos, por telefone, à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e ao ministro da Defesa, José Múcio.

Wilson Lima anunciou o pedido de reforço em coletiva, no final da tarde, no porto da Ceasa, zona Sul de Manaus, pouco antes de envio de tropas da Polícia Militar e técnicos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), para reforçar o combate ao incêndio no município de Autazes.

“Tive uma conversa com a ministra do Meio Ambiente pedindo apoio no reforço desse combate, tanto de pessoal, quanto de equipamentos. Liguei para o ministro da Defesa, José Múcio, para que ele pudesse disponibilizar aeronaves de grande porte, porque temos uma quantidade muito significativa de incêndios e, apenas por terra, não conseguimos fazer isso”,

afirmou Wilson Lima.

O objetivo do pedido é reforçar também o efetivo do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBAM) já enviado ao município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), para conter o avanço de focos de incêndio na região. Cerca de 64 homens da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) irão atuar no combate a crimes ambientais no município e na região.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, reforçou o trabalho que o Governo do Amazonas tem realizado no enfrentamento às queimadas no estado, com ações integradas dos órgãos ambientais e de segurança.

“A gente está em parceria com os bombeiros, a polícia ambiental, o IPAAM, em uma estratégia para intensificar essas ações voltadas para as queimadas. Já foram contratados 173 brigadistas, o batalhão dos bombeiros está em Humaitá, diversificando a atuação no sul do estado. Mas é uma situação climática que não é comum e requer do Estado ações contínuas para minimizar esses efeitos”,

afirmou Taveira.

Estiagem

Wilson Lima também afirmou que solicitou ao Ministério de Portos e Aeroportos apoio para diminuir riscos de navegação, principalmente para o escoamento de produtos. O governador também solicitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) serviços de reparos para rampa do porto que desabou no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) após um desbarrancamento nesta quarta-feira (11).

“Conversei com o ministro Silvio Costa falando da dificuldade que os navios estão enfrentando para passarem próximos de Itacoatiara e chegarem até Manaus. De ontem para hoje, também tivemos um problema no porto de Itacoatiara que desabou e o ministro já me informou que está, junto ao DNIT, montando uma força-tarefa para uma ação emergencial e dar condições de embarque e desembarque”,

disse.

Leia mais:

Alerta vermelho: Fumaça tóxica domina Manaus pelo 2º dia consecutivo

Governo alinha endurecimento de punição a responsáveis por queimadas ilegais

Seca compromete o funcionamento de hidrelétricas do Rio Madeira

Compartilhe:

Tags: governofederal, queimadas, reforço, wilsonlima

Posts Relacionados
Sem Categoria Obstetra orienta cuidados antes e após a gravidez
Sem Categoria Marinha investiga acidente com balsa e flutuante que deixou mãe e filhos desaparecidos no AM
Sem Categoria Policial aposentado é procurado por extorsão e sequestro em Manaus
Mais Lidas
Incêndio VÍDEO: Fábrica pega fogo e fumaça é vista de longe em Manaus
instabilidade WhatsApp apresenta falha e impede envio de mensagens em grupos
Dia Nacional das Artes Cênicas Data comemora destaca importância das artes cênicas
Tensão Tiros perto de ajuda humanitária em Gaza deixam 6 mortos e mais de 160 feridos
1 ano de saudade Cultura brasileira está há um ano sem a voz e o talento de Zezinho Corrêa
Vancouver Atropelamento em festival no Canadá deixa ao menos nove mortos
...

O Portal EM TEMPO é a plataforma de notícias digitais da Rede EM TEMPO de Comunicação, com o compromisso de entregar informação precisa, relevante e independente para os leitores do Amazonas e da Amazônia Legal.

  • Últimas
  • Opinião
  • Amazonas
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • País e Mundo
  • Cultura
  • Famosos
  • Esporte
  • Geral
  • Jornal
Contato
  • emtempofb@gmail.com
  • (92) 98408-6907
  • (92) 98859-0110
  • Rua Dr. Dalmir Câmara, 623 – Bairro São Jorge
    CEP 69033-070 – Manaus, Amazonas

© 2025 Em Tempo – Todos os direitos reservados Desenvolvimento:
Ajustes de Acessibilidade

Desenvolvido por OneTap

Por quanto tempo você deseja ocultar a barra de acessibilidade?
Hide Toolbar Duration
cores
navegação
  • Declaração de Acessibilidade
Versão 2.4.0