×
Absurdo!

Furtos de fios causam prejuízos e riscos ao trânsito de Manaus

Desde o início deste ano, mais de 315 metros de material foram furtados de postes e semáforos da capital, segundo dados da Prefeitura de Manaus

Manaus (AM) – As ações dos criminosos em busca de metais, sobretudo o cobre, têm provocado cada vez mais interrupções nos semáforos da cidade e afetado o trânsito de Manaus.

Desde o início deste ano, mais de 315 metros de material foram furtados de postes e semáforos da capital, segundo dados da Prefeitura de Manaus, compilados pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU)  

Entre os locais mais prejudicados pelos furtos estão as avenidas Camapuã e Autaz Mirim (Grande Circular), ambas na zona Leste de Manaus, e Max Teixeira, na zona Norte da capital.

No último dia (9), 90 metros de cabos foram furtados de uma unidade semafórica na avenida Cosme Ferreira, zona Leste, em frente ao estádio Carlos Zamith.

Outro furto ocorreu na última segunda-feira, 14, na avenida Camapuã, em frente ao hospital Francisca Mendes, zona Norte da cidade. Do local foram levados 70 metros de fios.

O chefe da Divisão de Sinalização Semafórica do IMMU, Miguel Carlos Júnior, lamentou os prejuízos causados pelos furtos. “Além do prejuízo financeiro e material, há o risco de ocorrer acidentes gravíssimos nesses locais por causa da ausência de sinalização. O que fazemos nestes casos é registrar Boletim de Ocorrência e acompanhar a apuração dos fatos”, frisou.

Dados

Durante todo o ano de 2021, no semáforo em frente à feira do Coroado, foram furtados cerca de 400 metros de cabo. Em frente ao conjunto Tiradentes, na mesma via, em 2021, foram 300 metros de fiação furtados.

Outro ponto visado é o semáforo em frente a um dos maiores polos geradores de tráfego da cidade, em frente ao hospital e pronto-socorro João Lúcio, onde 100 metros de fiação foram furtados em 2021.

Para minimizar o volume das ocorrências, o IMMU tem feito a alteração dos controladores semafóricos, monitorando os pontos de maiores incidências com as câmeras do Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e por meio do telefone 0800 092 1188, onde a população avisa aos agentes de trânsito sobre os furtos e os mesmos contactam a Polícia Militar, por meio de uma linha direta.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Dupla é presa por furtos nas zonas Sul e Centro-Sul de Manaus

Usando ‘chapolim’, suspeito é preso por furtos em carros de Manaus

Mulher toma arma e briga com assaltante em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *