Manaus – Quem é de Manaus e estava aguardando o eclipse solar anular se disse decepcionado com as condições climáticas que impossibilitaram a visão do fenômeno ocorrido na tarde deste sábado (14). No entanto, em outras cidades do Amazonas o evento foi satisfatório.
EMOCIONANTE: ECLIPSE SOLAR AQUI EM MANAUS! pic.twitter.com/nv7qa7T7Zz
— Joaquin Teixeira (@JoaquinTeixeira) October 14, 2023
No município de Itacoatiara, a população se preparou para acompanhar a lua entrando na frente do sol e deixando o formato de um anel de fogo no espaço.
Eclipse Solar em Itacoatiara (AM)☀️
— Bruno Pacheco (@BrunnooPacheco) October 14, 2023
Registrando porque não é todo dia que temos isso 😎
📸 Canon EOS Rebel T100 pic.twitter.com/kcY7Dwjy0h
Tefé, município distante cerca de 520 quilômetros de Manaus, foi a primeira cidade do Brasil a registrar o eclipse solar, o que foi destaque na transmissão do Observatório Nacional com mais de 30 mil telespectadores.
Em Tefé já tem eclipse rolando e nada em Manaus. Como assim? pic.twitter.com/IXe4DJ99g8
— Geraldo Farias (@geraldo_ofarias) October 14, 2023
O fenômeno é diferente de um eclipse total, quando a lua cobre completamente o disco solar, deixando apenas a coroa solar visível. O Observatório Nacional aponta que o eclipse anular ocorre quando a lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra, e nesse momento a Lua aparece menor, o que permite que este anel seja visível no eclipse.
Leia também:
Israel ataca ao menos 15 hospitais na Faixa de Gaza
Advogada é espancada por estudante de medicina e personal
Seca causa aumento de preços de insumos básicos no Amazonas
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱