Manaus (AM) – Com o objetivo de exercitar a criatividade dos alunos do curso de design, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizará, no dia 1.º de novembro, a 2ª edição do “Desfile Conceitual”, no auditório Rio Javari da Faculdade de Tecnologia, às 14h. A proposta do evento é expor o imaginário dos estudantes, possibilitando a experimentação de materiais não convencionais no âmbito da indústria têxtil.
O desfile é fruto do trabalho dos alunos do departamento de Design e Expressão Gráfica – DEG/UFAM, pelas disciplinas de Representação Tridimensional I e Fashion Design. Conforme a professora Magnólia Grangeiro Quirino, orientadora do projeto, 20 peças desenvolvidas por aproximadamente cinquenta discentes serão apresentadas ao público.
O evento contará com diversos temas escolhidos pelos próprios estudantes, porém, o foco central será o Design Conceitual (Concept Design), que explora o imaginário sem o comprometimento do processo de fabricação.
Neste semestre, a disciplina incentiva a reflexão sobre os meios produtivos e o uso dos produtos, aliados com a tecnologia vigente e as possibilidades de novas tecnologias.
“O Desfile Conceitual tem a finalidade de exercitar a criatividade dos discentes sem o comprometimento exigido pelo processo fabril, além de possibilitar o emprego de proporções exageradas nos produtos, acima das recomendações antropométricas e do uso confortável”,
explica a professora.
Expectativas
Para Magnólia Quirino, docente do curso de design da Ufam há 16 anos, a 2ª edição do “Desfile Conceitual” vai “apresentar o potencial acadêmico, convergindo com o processo criativo para o enfrentamento profissional no campo do design na cidade de Manaus”.
A professora afirma que o evento será voltado aos discentes do curso, aos familiares e à comunidade externa da Ufam, já que o desfile será aberto ao público.
“Para fechamento das disciplinas, eu, juntamente com os discentes, decidimos realizar um desfile com a exposição de produtos que foram criados durante o semestre. Quem for prestigiar os trabalhos pode esperar descontração, criatividade e inspiração nas peças”,
disse Magnólia.
O desfile consiste no resultado da disciplina de “Fashion Design”, que abordou os temas sobre os estilistas de renome que consolidaram a profissão de Designer de Moda; conhecimento a respeito dos tecidos e materiais; desenho da figura humana para a moda ao nível de croqui; Design Conceitual, entre outros.
Para a Disciplina de Representação Tridimensional, primeiro o foco foram Modelagem, Plano Seriado e Sistema Articulável. No âmbito acadêmico, a Representação Tridimensional I desenvolve técnicas de representação tridimensional básica. Isso ocorre através da aplicação de métodos como corte, dobra, colagem e acabamento superficial grosseiro, buscando a representação volumétrica nas peças. Essa disciplina fornece as bases essenciais para a compreensão e comunicação visual de projetos em três dimensões.
Enquanto isso, a disciplina Fashion Design aborda o universo da moda, incorporando o conhecimento técnico-científico do Design. Essa integração permite a projeções visuais ampliadas em produtos relacionados à moda. Estudantes que se dedicam a essa disciplina adquirem competências valiosas para atuar na indústria da moda, compreendendo as complexidades do design de roupas e acessórios.
As duas disciplinas se destacam por sua importância na formação de profissionais capacitados e criativos e representam pilares fundamentais no curso de Design, preparando os estudantes para explorar novas fronteiras e desafios em suas respectivas carreiras.
“Os resultados apresentados no Desfile são produtos conceituais que não estão aptos para serem usados, porém, são inspirações para novas ideias”,
afirma Magnólia Quirino.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Designer do AM levou ancestralidade indígena para o SP Fashion Week
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱