×
‘Vivendo o Nosso Centro’

Programa é selecionado para Semana de Educação Patrimonial em Manaus

Ação reúne encontros patrimoniais, culturais, históricos e arquitetônicos pela área central da capital, sempre aos sábados e gratuitamente

Manaus (AM) – O programa “Nosso Centro”, da Prefeitura de Manaus, será um dos destaques da Semana de Educação Patrimonial, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – Construindo Redes, quando o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) fará a apresentação do projeto “Vivenciando o Nosso Centro”, na segunda-feira (30), às 14h30. O encontro acontece no Instituto Benjamin Constant (IBC), na avenida Ramos Ferreira, 991, Centro. O projeto foi selecionado pela banca de comissão científica da semana.

O “Vivendo o Nosso Centro” teve início em agosto e vai encerrar esta etapa em novembro deste ano, promovendo encontros patrimoniais, culturais, históricos e arquitetônicos pela área central da capital, sempre aos sábados e gratuitamente, para grupo de pessoas previamente inscritas para participar das atividades.

O circuito de imersão e experiência passa por edificações, bens tombados, praças e ruas, em um tour montado por técnicos do Implurb, com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult); da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi); e da Comissão Técnica para Implementação e Revitalização do Centro Histórico de Manaus.

“A revitalização, requalificação e regeneração do Centro Histórico de Manaus tem como foco o melhor aproveitamento do território que guarda valorosa riqueza cultural e patrimonial. O ‘Nosso Centro’ visa o resgate econômico da área, envolvendo ações de economia, turismo, história, empreendedorismo, cultura, arte e habitação. Com o projeto, estamos estimulando a cidadania, de forma interativa e ativa, a percepção da sociedade civil e acadêmica do meio onde vive, por meio de elementos da arquitetura e urbanismo, das intervenções da prefeitura, realizando o roteiro de educação patrimonial”,

explicou a gerente de Patrimônio Histórico do Implurb (GPH), arquiteta e urbanista Melissa Toledo.

Os roteiros do “Vivendo o Nosso Centro” terão, ainda, mais três visitas, sendo a próxima neste sábado (28), e outras duas em novembro.

“A educação patrimonial e o fato de estarmos convidando a sociedade em geral a conhecer, enquanto estamos em execução das obras, tem o valor não só do pertencimento, mas é uma oportunidade para os profissionais da área, para aqueles que estão em formação e têm interesse no assunto, terem contato com os espaços públicos, com a conservação, valorização e preservação do patrimônio urbano existente”,

comentou Melissa.

O conjunto arquitetônico de Manaus é um marco atrativo e oferece funções de transitar, entreter, comercializar, morar e ter essa vida em um local de memória da cidade.

Obras

A prefeitura realiza, atualmente, três obras urbanísticas no Centro: mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello e largo de São Vicente. O circuito passa pelos pontos de obras, mas antes, seu início acontece na praça Dom Pedro II, seguindo para o Museu da Cidade de Manaus (Muma), no paço da Liberdade, e rua Bernardo Ramos. Depois, o grupo segue para as primeiras intervenções do “Nosso Centro”, com uma passagem pela travessa Carolina. O circuito finaliza com uma ida ao Palácio Rio Branco e à sede do Iphan-AM, localizada nos números 13 a 17, da travessa Dr. Vivaldo Lima, na área portuária da capital.

Em todos os pontos, é feita a contextualização histórica e arquitetônica, com ênfase nos estilos e tipologias e, no caso das intervenções em curso pela prefeitura, a ênfase será no tipo de construção e adaptação ao novo uso.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Jovem grávida e duas filhas são resgatadas de cárcere privado no AM

Homem morre ao ser baleado na cabeça na Zona Norte de Manaus

Concessionária de água terá que apresentar solução para problemas de baixa pressão em bairro de Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *