×
Pesquisa

Mais de 75% dos brasileiros veem o Hamas como grupo terrorista

Pesquisa Genial/Quaest mostra ainda que 61% consideram que resposta de Israel ao Hamas é injustificável. Para 77%, Brasil deve ficar neutro

Pesquisa Genial/Quaest divulgada neste sábado (28) mostra que a maioria dos brasileiros (76%) considera que o Hamas deve ser classificado como um grupo terrorista, e não de resistência (10%). Outros 14% não souberam ou não responderam.

A pesquisa avalia a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva diante do conflito e traz um bloco sobre a atuação desejável para o Brasil neste conflito internacional.

O levantamento fez uma segmentação conforme o voto declarado no segundo turno das eleições de 2022. Entre eleitores do presidente Lula (PT), 71% classificam o Hamas como terrorista. Já entre eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), esse percentual sobe para 84%. Entre os que votaram em branco, nulo ou não votaram em 2022, o número é 70%.

Sobre a posição do governo brasileiro em não classificar o grupo Hamas como terrorista, 57% consideram que o Brasil está errado e 26%, que está certo. Outros 17% não responderam.

No que se refere à resposta de Israel aos ataques do Hamas, 61% consideram que ela é injustificável e 30% entendem que ela é justificável. Não souberam ou não responderam 9%.

A Quaest também perguntou aos entrevistados sobre qual deveria ser o posicionamento do Brasil diante do conflito. Para 77%, o Brasil deveria permanecer neutro, enquanto 17% defendem que o país tome um lado. Os 6% restantes não souberam responder.

*Com informações do Metrópoles

Leia mais:

Eclipse parcial da Lua poderá ser visto pela internet

Festa de traficantes em motel termina com três presos em Manaus

‘Asfalta Manaus’ contempla duas novas ruas no bairro Dom Pedro

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *