×
Investimentos

Guarda Municipal de Manaus receberá R$ 10 milhões para reestruturação e modernização

Verba federal, que ainda está em tramitação, será utilizada na aquisição de viaturas, material e diferentes armamentos

Divulgação

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, na manhã desta segunda-feira (30), o investimento no valor de R$ 10 milhões, oriundo de emenda parlamentar de autoria do senador Eduardo Braga, destinado à reestruturação e modernização da Guarda Municipal de Manaus (GMM), departamento vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg).

O evento foi realizado na sede da Semseg, situada nas dependências do parque municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, conhecido popularmente como “Lagoa do Japiim”, zona Sul.

Segundo o chefe do Executivo municipal, a reestruturação faz parte da valorização da pasta, e a verba federal, que ainda está em tramitação, será utilizada na aquisição de viaturas, material de Controle de Distúrbios Civis (CDC) e diferentes armamentos.

“Esses investimentos irão equipar ainda mais a Guarda Municipal. Nós iremos comprar 22 novas viaturas, viaturas de porte grande da marca Mitsubishi, viaturas de patrulhamento da marca Toyota, Yaris. Nós vamos comprar metralhadoras, escopetas, pistolas, vamos equipar a guarda com aquilo que há de melhor em armamentos, para que nós possamos assim dar a nossa contribuição com relação ao patrulhamento da cidade, ajudando a Polícia Militar, dando uma sensação melhor de segurança à população da cidade de Manaus”, garantiu o prefeito.

Para o titular da Semseg, Sérgio Fontes, o momento é um marco não só na gestão municipal, mas principalmente na história da Guarda Municipal de Manaus.

“Nossa guarda tem 74 anos de idade, é uma guarda madura, com servidores experientes e dedicados. No entanto, ela precisava desse reforço logístico, de melhores equipamentos, viaturas, armamentos. Ela precisava entrar nessa nova tendência nacional, que é a municipalização da segurança pública. Isso vai ser um momento único na nossa guarda e a gente vai poder ocupar o lugar que Manaus merece. Manaus merece ter uma guarda bem equipada, bem formada, com homens e mulheres valorizados”, disse o secretário.

Criada no dia 15 de junho de 1949, por meio da Lei nº 132, a Guarda Municipal de Manaus completou 74 anos neste ano. Com o advento da Semseg, Lei nº 2.817, de 6 de dezembro de 2021, na gestão do prefeito David Almeida, a Guarda Municipal vem sendo priorizada.

“Essa é a condição de continuar equipando a nossa Guarda Municipal, para que ela possa fazer o seu papel. Esse tipo de trabalho é muito importante para trazer essas melhorias para a população, e essa parceria é uma parceria que tem realmente gerado coisas boas para Manaus. A população, nesse processo todo, tem recebido entregas importantes”, completou o titular da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, representando o senador Eduardo Braga.

Concurso público

Como parte dos investimentos para a melhoria da Guarda Municipal, o prefeito destacou também a realização do concurso da Guarda Municipal, com 200 vagas. O último certame da corporação, que neste ano completou 74 anos de criação, ocorreu em 2012.

“Nós temos um cronograma de datas a serem respeitadas. Já no próximo mês de novembro, nós estaremos fazendo o lançamento do edital, marcando a data para a realização do concurso, para que a gente já possa, no início do próximo ano, estar aqui com os novos concursados da Guarda Municipal, reforçando o nosso patrulhamento e também fazendo uma parceria com a Polícia Militar, comprando a folga de pelo menos 50 policiais militares, que vão reforçar o patrulhamento da Guarda Municipal. Onde tiver uma Guarda Municipal armada, nós queremos colocar também o policial militar”, pontuou Almeida.

*Com informações da assessoria.

Leia mais

Guarda Municipal recebe investimentos para reforço de segurança em Manaus

Manaus anuncia 200 vagas para concurso da Guarda Municipal

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *